Primeira ronda do Mundial de Fórmula 1 e o regresso à terra
dos cangurus. Como todos os anos, muita expectativa para este inicio de época.
Mas este ano com expectativas redobradas, com as muitas mudanças nos regulamentos
e as muitas incertezas em relação ao possível comportamento das equipas na
primeira prova do ano. Há muitos receios em relação as prestações dos carros pois ainda há muita coisa a ser testada. Um enorme ponto de interrogação neste momento paira sobre a primeira prova o que também é mais um aliciante.
A pista de Albert Park, situado no parque com o mesmo nome,
é um circuito citadino, relativamente fácil para os pilotos. O facto de ter
poucas rectas e ser algo estreita, dificulta em muito as ultrapassagens,
obrigando a corridas um pouco mais tácticas, ainda para mais no início do ano
em que há ainda tanta coisa para melhorar nos carros.
A pista foi inaugurada em 1996, altura da primeira prova neste
circuito ( recebeu 2 provas nos anos 50, mas só em 96 a pista passou a ser usada com regularidade). Várias secções tiveram direito a novo asfalto nessa altura, de forma
a ficar mais homogénea, o que faz com que seja um circuito muito pouco abrasivo
para os pneus.
É uma pista agradável embora não seja das mais
entusiasmantes do ano, mas que ainda assim é capaz de proporcionar boas
corridas e que tem sempre muito publico nas bancadas.
Dados estatísticos da pista:
Comprimento : 5.303Km
Nº de voltas: 58
Distancia de corrida: 307.574Km
Volta mais rápida em corrida: Michael Schumacher, 2004,
1:24:125
Volta
record : Sebastian Vettel, 2011, 1:23:529
71% da volta em aceleração máxima
Nível de apoio aerodinâmico: Alto
Passagens de caixa por volta: 54
Uso de combustível por volta: 2.5Kg
Lista dos vencedores:
Traçado da pista e zonas DRS:
Onboard da pista:
Fontes:
f1.com
f1fanatic.co.uk/
wikipedia.com
Fotos:
google.pt
Fábio Mendes
Sem comentários:
Enviar um comentário