quinta-feira, 13 de março de 2014

Circuito de Albert Park.

Primeira ronda do Mundial de Fórmula 1 e o regresso à terra dos cangurus. Como todos os anos, muita expectativa para este inicio de época. Mas este ano com expectativas redobradas, com as muitas mudanças nos regulamentos e as muitas incertezas em relação ao possível comportamento das equipas na primeira prova do ano. Há muitos receios em relação as prestações dos carros pois ainda há muita coisa a ser testada. Um enorme ponto de interrogação neste momento paira sobre a primeira prova o que também é mais um aliciante.

A pista de Albert Park, situado no parque com o mesmo nome, é um circuito citadino, relativamente fácil para os pilotos. O facto de ter poucas rectas e ser algo estreita, dificulta em muito as ultrapassagens, obrigando a corridas um pouco mais tácticas, ainda para mais no início do ano em que há ainda tanta coisa para melhorar nos carros.

A pista foi inaugurada em 1996, altura da primeira prova neste circuito ( recebeu 2 provas nos anos 50, mas só em 96 a pista passou a ser usada com regularidade). Várias secções tiveram direito a novo asfalto nessa altura, de forma a ficar mais homogénea, o que faz com que seja um circuito muito pouco abrasivo para os pneus.

É uma pista agradável embora não seja das mais entusiasmantes do ano, mas que ainda assim é capaz de proporcionar boas corridas e que tem sempre muito publico nas bancadas.

Dados estatísticos da pista:

Comprimento : 5.303Km
Nº de voltas: 58
Distancia de corrida: 307.574Km
Volta mais rápida em corrida: Michael Schumacher, 2004, 1:24:125
Volta record : Sebastian Vettel, 2011, 1:23:529
71% da volta em aceleração máxima
Nível de apoio aerodinâmico: Alto
Passagens de caixa por volta: 54

Uso de combustível por volta: 2.5Kg
Traçado da pista e zonas DRS:




Onboard da pista:



Fontes:
f1.com
f1fanatic.co.uk/
wikipedia.com

Fotos:
google.pt


Fábio Mendes

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