segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Resumo da época 2013 de Fórmula 1 - Parte 2. Avaliação dos pilotos ( do 22º ao 11º)

Depois de termos passado em revista os principais acontecimentos do ano, é de interesse avaliar os pilotos 1 a 1 de forma a podermos ter uma perspectiva mais completa. A avaliação terá notas ( de 0 a 10) e a nossa opinião sobre os pilotos. Estas avaliações são nossas e poderão não ir de encontro ao que outros possam pensar. Estejam à vontade para comentar as notas de que concordam ou não concordam.

Dividiremos em 3 partes para não ficar demasiado extenso.



22º Pastor Maldonado - Nota 3

O venezuelano classificou esta época como uma das melhores. As opiniões são como as cuecas… cada um com as suas. A nosso ver Maldonado foi o pior piloto do grid. Não foi melhor que o seu colega de equipa que era rookie, esteve simplesmente horrível em algumas corridas e noutras conseguiu ter um desempenho positivo mas nada de mais. De Maldonado espera se que tenha um acidente ou nos treinos, ou na qually, ou na corrida. Um fim-de-semana limpo é que é de admirar. Admitimos que Maldonado é rápido. Mas é nas qualificações. Ou quando tem a pista para ele. Quando tem de lidar com outros adversários a coisa complica e muito. Não gostamos do estilo e não achamos que tenha qualidade sequer para se manter. Grosjean tinha o mesmo problema mas tratou disso. Veremos se o problema de Maldonado se trata. Mas será difícil

Pontos : 1
Lugar: 18º
Melhor que o companheiro de equipa em qualificação : 7 em 19 possíveis.
Melhor que o companheiro de equipa em corrida: 9 em 14 possíveis.
Corridas terminadas: 16

Um piloto com mais experiência ser batido tantas vezes por um rookie... não fica muito bem.



21º Charles Pic - Nota 4

Uma das desilusões. Não esperávamos muito de Pic mas esperávamos que se mantivesse sem dificuldade à frente de Van der Garde. Não o fez e com isso levou castigo máximo. Porta de saída da F1. Não foi um ano bom para o francês, que tinha na Caterham uma casa que conhecia e onde podia evoluir. Mas quando vemos Van der Garde a fazer melhor, algo está mal. Perdeu a oportunidade de ficar no grande circo. Ficou a ideia que podia ter dado mais. Mas sai justamente pelo desempenho que teve.

Pontos: 0
Lugar: 20
Melhor que o seu companheiro de equipa em qualificação: 11 em 19 possíveis.
Melhor que o seu companheiro de equipa em corrida: 8 em 12 possíveis.
Corridas terminadas: 15 

Na estatística o francês esteve de facto melhor mas na realidade o desempenho não foi assim tão bom. Van der Garde conseguiu dar nas vistas em pontos chave e de Pic esperava-se mais.



20º Max Chilton - Nota 4

Conseguiu bater o record de Tiago Monteiro acabando todas as corridas do ano. Mas andou quase sempre no último lugar. Dar luta ao seu colega de equipa estava fora de questão. Era demasiada areia para ele. Optou e bem pela regularidade e por não arriscar muito. Não é piloto para estas andanças mas tem carteira para compensar a falta de talento, e isso hoje em dia é cada vez mais importante, infelizmente. Quanto a nós foi dos rookies  que menos impressionou e foi dos piores do ano a nível geral. 

Pontos :0
Lugar: 23º
Melhor que o seu companheiro de equipa em qualificação: 1 em 18 possíveis.
Melhor que o seu companheiro de equipa em corrida: 2 em 16 possíveis.
Corridas terminadas: 19

Foi completamente esmagado por Bianchi. Não tem estofo para mais que isto. Conseguiu acabar as corridas todas mas isso não é suficiente.



19º Geido Van der Garde - Nota 4

Arranjar uma mulher que tenha o pai rico pode dar jeito. O sogro tem dinheiro e ajuda o holandês e ele não se faz rogado. Mas ainda assim não mostrou ser tão fraco quanto isso. Não o achamos bom piloto mas chegou a ter desempenhos francamente positivos para o que esperávamos dele. Deverá manter-se na F1 muito graças ao dinheiro que traz pois a nível de talento há muito melhor. Mas foi uma época positiva para um rookie. Estatisticamente ficou bem abaixo do companheiro de equipa mas teve prestações que foram mais vistosas que as do seu companheiro. 

Pontos: 0
Lugar: 22º
Melhor que o seu companheiro de equipa em qualificação: 8 em 19 possíveis.
Melhor que o seu companheir de equioa em corrida: 4 em 12 possíveis.
Corridas terminadas: 15

O dinheiro traz felicidade e Van der Garde sabe disso. Só assim se mantém. Evoluiu como piloto e até chegou a surpreender mas não é para ficar muito tempo.



18º Jean Eric Vergne - Nota 4

Outra das nossas desilusões. Sempre achamos Vergne “mais piloto” que Ricciardo. Na chuva o francês consegue invariavelmente ser melhor que o australiano. Mas falhou redondamente durante o ano todo. Não mostrou a qualidade que lhe reconhecemos. E agora está em risco pois a Toro Rosso não manteve Félix da Costa por acaso. Vergne terá de mostrar o melhor de si para se manter. Este ano foi simplesmente mau.

Pontos: 13
Lugar: 15º
Melhor que o seu companheiro de equipa em qualificação: 4 em 19 possíveis.
Melhor que o seu companheiro de equipa em corrida: 5 em 11 possíveis.
Corridas terminadas: 14

Tínhamos Vergne como o candidato à vaga da Red Bull, mas este ano falhou redondamente. Tem capacidade para mais. Mas neste momento estamos todos a torcer para que lhe corra mal. Afinal temos o nosso Formiga em fila de espera.



17º Esteban Gutierrez - Nota 5

O seu ano de estreia não foi o melhor. Sentia-se que o mexicano não estava preparado para a F1 e isso comprovou-se em pista. Com uma primeira metade de época muito tímida, não conseguiu causar uma boa ou má impressão. Foi um dos pilotos que menos se mostrou. A nível dos resultados, as coisas também não foram famosas. Mas na 2ª metade notou-se uma evolução no piloto, mas ainda assim não foi o suficiente para nos convencer. Talvez tenha dado o salto cedo demais. Não é ainda piloto para estas andanças. Muito macio, defende pouco o seu espaço e é pouco afoito a atacar. Notou-se que procurava bases neste primeiro ano. Mas uma primeira impressão é muito importante e a primeira impressão do mexicano… não é a melhor. Duvidamos que tenha realmente talento para se manter na F1 muito tempo.


Pontos:6
Lugar: 16º
Melhor que o seu companheiro de equipa em qualificação: 1 em 19 possíveis.
Melhor que o seu companheiro de equipa em corrida: 3 em 15 possíveis.
Corridas terminadas:17

Do outro lado estava Hulkenberg que é dos melhores do grid. O termo de comparação é ingrato para Gutierrez. Ainda assim nada provou para se manter.



16º Adrian Sutil - Nota 5

O alemão foi quase uma contratação de ultima hora para a Force India. Mostrou serviço desde o inicio, mas não conseguiu manter o nível. Di Resta foi melhor que Sutil e tem mais qualidade que o alemão. O alemão é um piloto bom para no máximo uma equipa de meio da tabela. Traz algum dinheiro e regularidade, mas não é piloto para deslumbrar. Esteve fantástico no Mónaco é certo mas apagou-se ao longo do ano. Di Resta foi claramente melhor na estatística e em tudo o resto.

Pontos: 29
Lugar: 13º 
Melhor que o seu companheiro de equipa em qualificação: 8 em 19 possíveis.
Melhor que o seu companheiro de equipa em corrida: 4 em 12 possíveis.
Corridas terminadas: 15

Sutil não é grande piloto. Vai nos alegrando quando vemos a namorada dele mas em pista não é nada de mais. E tanto talento aí à espera de ter uma hipótese.



15º Felipe Massa - Nota 5

Foi mais uma época “à Massa pós 2009”. Começa com vontade e com bons resultados, mas vai caindo ao longo do ano. Mas desta vez a Ferrari não renovou com ele. Acaba assim uma longa relação. Foi o melhor para ambas as partes pois Massa precisava de um novo desafio e de sair da sombra de Alonso. Mas mais uma vez Massa ficou aquém do que pode e deve fazer. Não é um génio mas tem qualidade e velocidade para mais. Mostrou isso quando soube que não ia ficar na Scuderia e resolveu mostrar-se ao mundo. O problema de Massa será psicológico, lidando mal com a pressão. Veremos o que faz na Williams. Mas este ano foi fraco para aquilo que pode fazer.

Pontos: 112
Lugar: 8º
Melhor que o seu companheiro de equipa em qualificação: 8 em 18 possíveis.
Melhor que o seu companheiro de equipa em corrida: 1 em 16 possíveis.
Corridas terminadas: 17

Esperemos que a Williams lhe traga o desafio que necessita. Já conseguiu brilhar a alto nível. Será pena se não o voltar a fazer.



14º Sergio Perez - Nota 5

Esperávamos que este ano, fosse o ano de Perez. O ano em que mostraria que tem talento para ser um piloto de top. Mas infelizmente as contas saíram furadas. Uma McLaren mal preparada e com uma série de más decisões, prejudicaram ainda mais Perez, que se teve de adaptar a uma nova equipa e a novos métodos. Começou demasiado tímido, foi instigado pela equipa, o que o obrigou a ser mais agressivo. Mas houve momentos em que arriscou demais, o que lhe valeu criticas de pilotos e fãs da F1 chamando-o de piloto Kamikaze (o que para nós é claramente injusto). Não foi protegido o suficiente pela McLaren e teve de lutar sozinho contra todas as adversidades. É certo que não esteve ao seu nível. Melhorou nas qualificações (que eram o seu ponto fraco) fazendo várias vezes melhor que Button, mas em corrida nunca mostrou a qualidade que tem. Isso valeu lhe a saída inglória da equipa. Mas Perez é muito mais que isto. E ainda o vai provar. É juntamente com Hulkenberg o piloto no qual depositamos mais esperanças e acreditamos que se conseguir voltar a uma equipa de topo será para ser campeão ou pelo menos andar na luta pelo titulo. Normalmente não ficaria tão abaixo na nossa avaliação mas achamos que pode fazer muito melhor. Este ano não pode ser considerado nada positivo para o talento de Checo

Pontos: 49
Lugar: 11º
Melhor que o seu companheiro de equipa em qualificação: 10 em 19 possíveis. 
Melhor que o seu companheiro de equipa em corrida: 6 em 19 possíveis.
Corridas terminadas:19

Novo ano, nova vida e nova equipa. Force India é  um passo atrás mas as vezes é bom recuar para ganhar balanço para um salto maior ainda. Temos muita fé neste piloto.



13º Valtteri Bottas -  Nota 6

Outro rookie que entrou em 2013 pela porta difícil. A Williams com um carro sofrível não lhe deu as melhores das boas vindas ao grande circo e o finlandês teve de trabalhar muito para conseguir mostrar valor. Mas no final, conseguiu mostrar que pode ser um bom piloto. Esteve muitas vezes à frente do seu colega de equipa e teve alguns desempenhos interessantes. Vai ficar na equipa merecidamente, pois merece outra oportunidade. Não é um Hakkinen ou um Raikkonen, mas o finlandês tem qualidade. Veremos como evolui mas tem qualidade para se manter. Mas enfrentar o 1º ano com estas dificuldades e ficar ainda assim com saldo positivo é muito bom.

Pontos: 1
Lugar: 17º
Melhor que o seu companheiro de equipa em qualificação: 12 em 19 possíveis
Melhor que o seu companheiro de equipa em corrida: 5 em 14 possíveis
Corridas terminadas: 17 

Falta lhe aquele génio típico dos finlandeses. Mas ainda assim foi boa decisão manter Bottas na equipa na equipa. Pode dar mais com um bom carro... Mas não esperamos golpes de génio.



12º Paul di Resta - Nota 6

O britanico começou mal o ano mas foi subindo de rendimento gradualmente. Conseguiu fazer geralmente melhor que o seu colega de equipa e apenas não brilhou mais porque a equipa o deixou ficar mal nas qualificações muitas vezes. É dos bons pilotos do grid ( que infelizmente vai sair, de forma injusta), e mostrou isso este ano. A Force India não lhe deu as ferramentas que ele precisava para brilhar mas ainda assim conseguiu conquistar o nosso respeito. 

Pontos: 48
Lugar: 12º
Melhor que o seu companheiro de equipa em qualificação: 11 em 19 possíveis
Melhor que o seu companheiro de equipa em corrida: 8 em 12 possíveis
Corridas terminadas: 15 em 19

Claramente injusta a saída da F1. Tem qualidade para ficar e fazer melhor. Mas isto do grande circo é injusto. Merecia ficar.




11º Daniel Ricciardo-  Nota 6

Foi o melhor piloto da Toro Rosso e isso valeu lhe o prémio de subir à Red Bull. Não é um piloto que nos encha as medidas, mas é competente e eficaz em corrida. Nas qualificações precisa de mais e em pista molhada fica a perder para Vergne. A Toro Rosso deve a Ricciardo muitos dos pontos deste ano, e a subida “à equipa principal” é um prémio justo, para o trabalho que desenvolveu. Mas só subiu porque há um senhor chamado Vettel na Red Bull. Caso contrário e se fosse preciso um piloto para assumir-se como nº1, o lugar que agora ocupa seria apenas um sonho. Há pilotos com mais qualidade que ele no grid. Mas ainda assim tem valor para se mostrar a bom nível e ser um bom “team player”. Este ano brilhou e fez pela vida. 

Pontos: 20
Lugar: 14º
Melhor que o seu companheiro de equipa em qualificação: 15 em 19 possíveis.
Melhor que o seu companheiro de equipa em corrida: 6 em 11 possíveis.
Corridas terminadas: 16

Estar no lugar certo à hora certa e aproveitar. Há que dar mérito por isso. Mas vai ter vida difícil na Red Bull.




Fotos:
retiradas do Google

Fontes:





Fábio Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário