Mais uma prova a contar para o campeonato do mundo de
rallycross, a nona deste ano, desta vez na Alemanha no circuito de Estering em
Buxtehude.
Fim-de-semana 20-21 de Setembro ira contar com a maior lista
de inscritos deste ano na categoria Supercars com 41 carros conseguindo assim
subir a marca dos 100 carros que já competiram neste campeonato do mundo de
rallycross. Também a marcar presença aqui em Estering estão, 25 Super1600 e 11
Touring Car.
Peter Solberg chega a esta ronda depois de conseguir a
segunda vitória consecutiva na última prova em Lohéac e espera conseguir
dilatar a vantagem que tem para os seus mais diretos adversários mas admite ser
um traçado complicado. "Estering é um circuito complicado", confirmou
Solberg, que dirige um Citroen DS3 Supercar da equipa PSRX. "Há duas
coisas fundamentais para a obtenção de uma boa corrida aqui. O primeiro é para
passar a primeira curva com segurança. Lembro-me de correr aqui antes, havia muita
ação nessa primeira curva. A segunda coisa importante é escolher o momento
certo para a joker lap e então, fazer tudo absolutamente certo. Eu acho que a
joker lap é mais importante aqui do que na maioria dos circuitos. "
Foto: https://www.facebook.com/fiaworldrallycross?fref=ts |
Seguindo Solberg de perto temos o piloto da Letónia Reinis
Nitiis que ocupa o segundo lugar da geral com apenas 28 pontos de atraso para o
piloto norueguês. Nitiss vem de um pódio em Lohéac e espera conseguir neste
fim-de-semana aproximar-se de Petter Solberg na luta pelo primeiro lugar.
"Um bom piloto de corridas deve ser capaz de se adaptar às circunstâncias
e técnicas diferentes, bem como manter a cabeça fria", explicou Nitiss que
é indiscutivelmente maior ameaça título de Solberg nesta temporada.
Na terceira posição temos o piloto da Marklund Motorsport
Toomas Heikkinen, 10 pontos atrás de Reinis Nitiss. Equipa da Volkswagen que
ira contar com três pilotos nesta ronda alemã. Toomas Heikkinen, Anton Marklund
e Ronny C. Rock, piloto que detém um recorde do Guiness de estacionamento
paralelo em drift mais apertado conseguindo esse feito num Volkswagen Up. "Estamos
muito felizes de ter Ronny a bordo", explicou Jan Marklund, diretor da VW
Marklund. "As suas habilidades de condução e famosas manobras falam por
si, e não há dúvidas sobre o seu talento. Estamos realmente ansiosos para o ver
correr no World RX”.
foto: https://www.facebook.com/fiaworldrallycross?fref=ts |
Depois do terceiro lugar em França, o jovem piloto Timmy
Hansen espera vencer aqui em Estering. "Queremos vencer uma corrida antes do
fim da temporada, é tudo o que posso pensar neste momento", disse o piloto
sueco de 21 anos. "Foi muito especial pisar o pódio na Bélgica e na França.
Finalmente pisar o pódio foi incrível e muito emocionante para todos nós.
Fizemos isso três vezes seguidas e estamos todos com muita vontade para o
próximo passo."
Quem esta de volta à competição é Ramona Karlsson que vai
assim substituir Jacques Villeneuve na equipa Albatec Racing correndo ao lado
de Andy Scott. O ex-campeão mundial de F1 Villeneuve voltará no fim deste mês
na décima ronda em Franciacorta a ultima em território europeu.
foto: https://www.facebook.com/fiaworldrallycross?fref=ts |
Uma das maiores atracções deste fim-de-semana na Alemanha é
também o piloto e fundador da equipa EKS RX, Mattias Ekstrom que volta assim a
este campeonato do mundo depois da sua vitória em Höljes em Junho. "É
sempre bom estar de volta no mundo RX e é claro que vai ser emocionante estará
correr também na Alemanha, pois é um país que conheço bem", explicou
Esktrom. "Será interessante ver se a muitos dos meus fãs do DTM a vir a
Estering - não há muitas pistas de corrida perto de Hamburgo não tendo corrido
nesta parte da Alemanha antes, mas estou realmente ansioso por isso.”
Na equipa Monster Energy continua a faltar o “British Bomb”
Liam Doran continuando assim Heinning Solberg a fazer parceria com Davy
Jeanney.
Com dois eventos com menos de uma semana de intervalo a
pressão esta nos pilotos, equipa e nos carros em conseguir a melhor afinação
possível, o mais pequeno erro pode ser fatal na luta pelo título.
foto: https://www.facebook.com/fiaworldrallycross?fref=ts |
O que torna a
tarefa mais complicada é que Estering é dos circuitos mais rápidos e técnicos
do ano. A competição esta programada e iremos ver todos os pilotos a dar o
máximo pelo melhor lugar possível.
Alemanha é a penúltima prova europeia e irá ser mais um
emocionante fim-de-semana. Peter Solberg já nos habituou a vê-lo na frente das
corridas e tudo fará para conseguir manter o seu primeiro lugar da geral.
Reinis Nitiss e Toomas Heikkinen que seguem de perto o
piloto norueguês vao tentar aproximar-se na luta pelo primeiro lugar e certamente
que vamos ter corridas muito bem disputadas como já nos habituaram estes
pilotos.
Miguel Cabo
Sem comentários:
Enviar um comentário