O início do dominio francês
9 anos de glória
Tanto que na época de 2006 consegue vencer o 3º campeonato consecutivo sem correr as ultimas 4 provas do campeonato, com uma fractura do úmero direito, num passeio de BTT O francês festejou com o braço engessado e em casa o "tri", tal era a vantagem sobre Gronholm. Hirvonen, Gronholm e mesmo Petter Solberg, que foram os mais próximos de conseguir bater o francês. Mas nada ninguém parou Loeb durante 9 anos consecutivos, numa demonstração de classe por parte do piloto que toda a carreira correu pela Citroen.Para contar ficaram muitas histórias de um grande campeão, de um piloto que pouco "andava de lado" porque para frente foi sempre o caminho certo, como por exemplo no Rally de França de 2005, onde cometeu a proeza de vencer 12 especiais cronometradas...em 12 que constavam no rally Gaulês. Um feito único e inigualável.
Loeb saiu de cena, mas ainda contracenou com a personagem que agora é a principal. É francês, é Sébastien, mas é Ogier. Este francês virou num espaço de 4 anos de piloto secundário a figura principal de um campeonato que havia sido dominado pelo seu compatriota, campeonato esse que agora corre "sérios" riscos de voltar a ter domínio francês durante tempo indeterminado.
A entrada em cena do "outro" Sébastien
Portugal foi o palco da primeira vitória de Ogier, numa batalha até ao último metro de prova. 7,9´s foi a diferença entre os dois. Loeb continha-se nas palavras, mas era evidente o mau estar entre os dois pilotos. Nessa mesma temporada Ogier venceu o rally do Japão, deixando no ar que a temporada de 2011 seria o tira teimas entre os dois.
Certo é que Loeb voltou a vencer o mundial em 2011, mas a verdade é que Ogier venceu tantas provas como o seu "líder", 5 para cada lado. Não foram a penaltis, é certo, mas Ogier teve de ir fazer pela vida, longe da formação da Citroen, pois Yves Matton tinha o seu "cavalo" escolhido, e esse era Loeb.
O último confronto directo
Ogier sai da formação francesa, para integrar o projecto Volkswagen, que entraria em cena na temporada de 2013. Pelo meio Loeb venceu mais um mundial, no ano "sabático" de Ogier (fez o mundial ao volante do Skoda S2000, da Equipa Volkswagen Motorsport), anunciando a sua retirada a tempo inteiro para a época de estreia da... Volkswagen. Loeb apenas fez 4 prova nesse ano, vencendo duas, com novo empate entre os 2 pilotos. Monte Carlo marcou a estreia de Ogier pela marca Alemã, perdendo para Loeb, um especialista neste rally, mas Ogier pôs em sentido o seu rival, nunca deitando a toalha ao chão.
Na prova seguinte, estava marcada para a Suécia mais um duelo francês, que desta Ogier levou a melhor, com Loeb a ser 2º. À segunda prova, a primeira vitória para a Volkswagen. Épico! Volvidos 3 meses, novo duelo marcado para a América do sul. A Argentina foi palco de um regresso vitorioso de Loeb ao WRC, isto depois de andar pelos circuitos no campeonato Blancpain Endurance, onde também venceu com o nosso compatriota Álvaro Parente. O quarto duelo entre os dois, foi na casa de ambos. O Rally de França marcou o último "round" desta saga. Ogier venceu, e Loeb capotou na despedida do WRC. Resultado Final 2-2.
Qual o melhor?
Ogier, é um predestinado para conduzir carros de rally, aliando a isso uma inteligência incrível, lendo as provas de uma maneira correcta, calculista, não querendo ganhar tudo na primeira curva ou no primeiro dia de cada rally. Já tem um titulo mundial no seu palmares, caminha a passos largos para outro, e o facto de o ter feito mais cedo que o seu compatriota, poderá fazer com que Ogier siga as pisadas de Loeb, vencendo de forma consecutiva vários mundiais.
Mas quem é o melhor? Ogier ou Loeb? Ambos já se bateram mutuamente, certo. Mas um facto é inegável, Loeb já escreveu a sua historia nos ralis, venceu tudo e todos, bateu toda a concorrência ao longo de 9 anos de "reinado". Ogier é grande, talvez capaz de inscrever também ele o seu nome como uma das lendas do mundial de ralis. Tem tudo a seu favor, até o tempo, mas certo certo é que Loeb já galgou esse caminho, a Ogier faltam ainda muitos anos...
Hoje, dia 10-07-2014 ás 23:27 e na minha opinião Loeb foi o melhor, o mais completo e consistente piloto de ralis de sempre. Possivelmente lá para 2021 lá terei que fazer mais uma crónica acerca destes dois, desculpem a expressão, extraterrestres. Tudo nas mãos de Ogier.
Na primeira pessoa...Carlos Mota.
Sem comentários:
Enviar um comentário