quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Testes Bahrain: Force India no topo, Renault ainda no fundo.

Iniciou-se a última semana de testes da F1, na pista de Sakhir, com muitas novidades nos carros, com várias alterações a aparecerem nos monolugares, mas sem grandes efeitos no que diz respeito à tendência na tabela de tempos.

Sérgio Perez foi o mais rápido em pista, com o tempo de 1:35:290, tempo estabelecido logo de manhã e que se manteve durante todo o dia. A grande maioria das equipas fez trabalhos de afinação para as corridas e como tal o ritmo foi mais lento do que tivemos oportunidade de observar na semana passada. Ainda assim a Force India mostrou-se bem, com 105 voltas acumuladas e o melhor tempo. Perez mostrou-se muito satisfeito, dizendo que a equipa deu um grande passo em frente no dia de hoje.

A Williams, para além de testes de aerodinâmica, fez uma simulação de corrida com Bottas a completar 128 voltas no total. Conseguiu melhorar o seu registo no final da sessão, mas para hoje o importante não eram os tempos mas sim o ritmo de corrida. Parecem estar em forma.

A Ferrari manteve-se como na semana passada. Discreta, com Kimi a ir baixando os tempos de forma gradual. A Scuderia viu-se com alguns problemas durante a manhã, mas a tarde foi produtiva, embora o Iceman tenha ficado parado em pista, mesmo antes do final da sessão de ensaios. Ainda é complicado perceber onde está a Ferrari, que ainda não mostrou o ritmo da Mercedes e da McLaren, mas que parece estar a esconder um pouco o jogo.

Por falar em Mercedes e McLaren, as duas equipas estiveram bem mais discretas no que diz respeito a tempos ( lembrar que na semana passada lideraram a tabela de tempos com muita frequência), mas tal como a a maioria das equipas, especialmente as que usam motores Mercedes, estiveram mais interessados em trabalhar a afinação de corrida, o que implicou menos exuberância nos tempos, mas ainda assim mais uns valentes quilómetros acumulados. A Mercedes encontrou problemas em algumas partes novas introduzidas o que complicou o dia, segundo Rosberg.

As equipas com motores Renault parecem não sair do mesmo registo. Hoje Ricciardo apenas fez 39 voltas ao circuito, com mais problemas de sobreaquecimento do carro que perturbou a sessão dos Bull´s, embora Ricciardo tenha dito que foi a melhor sessão até agora para a Red Bull, sentindo-se confortável no carro. As coisas parecem mal paradas para o inicio do ano para a Red Bull.

A Lotus, também com problemas no sistema de escape ( que era uma novidade no dia de hoje, mas que teve de ser colocado de parte, revertendo para o sistema anterior) impediu que Maldonado fizesse mais do que 31 voltas, mas Maldonado mantém confiança no potencial do carro.

A Toro Rosso e a Caterham também não tiveram um dia particularmente animador, com ainda muito trabalho pela frente para tornar os monolugares competitivos o suficiente. Um arranque muito complicado para estas equipas.

Sauber e Marussia, equipadas com motores Ferrari não tiveram problemas de maior, com a Marussia a ter o melhor dia desde que os testes se iniciaram, com Chilton a fazer 44 voltas ao circuito e Sutil com 89, também já com trabalho de afinação para corridas a ser efectuado pela Sauber, embora Sutil não esteja satisfeito com a performance do C33.

Tudo na mesma no que diz respeito as equipas com as unidades Mercedes a parecerem as melhores logo seguidas dos motores Ferrari e o pesadelo das equipas Renault continua e parece que ainda esta fase menos boa ainda demorará a ser ultrapassada.


Tempos do dia de hoje:


Pos Driver              Team                    Time       Gap      Laps
 1. Sergio Perez        Force India-Mercedes    1m35.290s           105
 2. Valtteri Bottas     Williams-Mercedes       1m36.184s  +0.894s  128
 3. Kimi Raikkonen      Ferrari                 1m36.432s  +1.142s  54
 4. Nico Rosberg        Mercedes                1m36.624s  +1.334s  89
 5. Adrian Sutil        Sauber-Ferrari          1m37.700s  +2.410s  89
 6. Kevin Magnussen     McLaren-Mercedes        1m37.825s  +2.535s  109
 7. Daniel Ricciardo    Red Bull-Renault        1m37.908s  +2.618s  39
 8. Max Chilton         Marussia-Ferrari        1m38.610s  +3.320s  44
 9. Daniil Kvyat        Toro Rosso-Renault      1m39.242s  +3.952s  55
10. Pastor Maldonado    Lotus-Renault           1m40.599s  +5.309s  31
11. Kamui Kobayashi     Caterham-Renault        1m42.285s  +6.995s  19


Fontes:
autosport.com
autosport.pt
planetf1.com

Fotos:
retiradas da internet e da página de Facebook:
https://www.facebook.com/JBFansAroundWorld?fref=ts


Fábio Mendes


Sem comentários:

Enviar um comentário