A grande dominadora dos últimos 4 anos está a passar por um
mau bocado. 21 voltas corridas no total, muitos problemas com o motor e com o
sobreaquecimento do carro. O teste correu tão mal que abdicaram do 4º dia para
regressar mais cedo. Newey estará neste momento a rever todo o seu trabalho e
provavelmente terá de mudar muita coisa. Os motores Renault também se mostraram
pouco fiáveis e há muito trabalho a fazer. A Red Bull já bateu o pé e os franceses
terão de se aplicar a sério. Se a ideia dos novos regulamentos era trazer a Red
Bull para os níveis dos rivais, isso foi conseguido e de forma violenta. O ano
começa muito mal. Mas que ninguém duvide que os Bull´s irão dar a volta a esta
situação. Newey não é conhecido por desistir facilmente.
Ferrari
A Scuderia apostou forte para este ano. Renovou a sua equipa
técnica, assinou com um dos melhores pilotos do mundo tendo já outro na sua
equipa ficando com a melhor dupla de pilotos. Havia muita expectativa para ver
como se apresentaria a Ferrari em Jerez. Apresentou-se bem e mostrou argumentos
muito positivos. O carro mostrou fiabilidade ( é certo que pararam na pista um
par de vezes mas no geral foi um bom ensaio) e até se fizeram testes de
aerodinâmica. O desenvolvimento dos carros ainda demorará mas para quem queria
testar essencialmente fiabilidade o teste correu muito bem. Velocidade? ainda não vimos grande coisa.
Mercedes
Havia rumores que os motores Mercedes estavam um passo à frente
dos outros. E pelo teste em terras espanholas parece que o rumor é verdadeiro.
Notou-se que todas as equipas equipadas com motores Mercedes estiveram
claramente melhor e a Mercedes foi a que se apresentou melhor. Ainda sem
mostrar grande andamento é certo, mas com uma fiabilidade muito apreciável.
Completaram mais de 300 voltas, tendo feito até uma simulação de corrida com
Rosberg. É tempo agora de afinar o carro para melhorar a velocidade. Ao nível
da fiabilidade mecânica estão aprovados. Hamilton mostrou-se muito contente com
o carro deixando rasgados elogios.
McLaren
O primeiro dia de teste assustou muita gente. O carro não
saiu para a pista, fruto de problemas eléctricos e hidráulicos. Pensou-se que o
pesadelo do ano passado não estaria completamente ultrapassado. No 2º dia a
McLaren saiu para a pista e mostrou que afinal estava em forma. A McLaren
apresentou uma base muito boa e a inovação do ano com a suspensão traseira
“borboleta”, que muito tem dado que falar. Magnussen, o rookie que mais
interesse tem despertado, apresentou-se muito bem e fez o melhor tempo da
semana. Foi um teste muito positivo para a equipa de Woking, que mostrou que tem
uma excelente base para trabalhar. E não esquecer que os engenheiros
contratados e que irão melhorar significativamente a qualidade do trabalho na
McLaren ainda não começaram a trabalhar.
Williams:
O carro azul, sem patrocínios é a nova esperança da Williams
para retomar o trilho das vitorias. E a verdade é que pelo que se viu o caminho
poderá ser ainda longo mas está a ser dado com passos certos. O carro
apresentou fiabilidade o que era o ponto mais importante neste teste. O motor
Mercedes que equipa agora o Williams permitiu à equipa fazer muitos quilómetros
e trazer para casa muitos dados importantes. Massa estava visivelmente feliz
com o seu novo carro e o seu discurso claramente positivo mostra que a equipa
está feliz com o resultado dos testes. Uma boa noticia para a Williams e para a
F1. Acreditamos no regresso da equipa aos bons velhos tempos.
Force India
O carro desiludiu com um nariz francamente horrível, o que é
pena pois as cores do carro estão um mimo. Mas em pista o carro mostrou-se
discreto. Não comprometeu muito em relação à fiabilidade mas não mostrou ainda grande
andamento (como a grande maioria). Incompreensível dar mais tempo de pista ao
piloto de testes em detrimento dos pilotos titulares. Provavelmente uma questão
de dinheiro. Temos grande expectativa em relação à Force India mas foi um
inicio muito morno e low profile.
Teremos de esperar para ver o que acontece no Bahrain.
Toro Rosso.
Tal como a Red Bull o teste não correu de feição.
Conseguiram fazer mais voltas do que os Bulls mas ainda assim o teste não deu
azo a grandes alegrias. O motor Renault ainda vai dar muitas dores de cabeça e
a Toro Rosso terá ainda. Ainda não deu para ver se Kvyat está de facto apto
para o lugar, dadas as poucas voltas que deu.
Caterham
O vencedor do carro mais feio do ano por larga vantagem
também teve um início pouco positivo. O motor Renault foi o responsável e
apenas Kabayashi teve direito a fazer mais de 50 voltas ( mais do que qualquer
outro carro equipado com motores Renault). Ericsson rodou muito pouco e Frijns
não aqueceu sequer. É um ano muito importante para a equipa malaia que tem de
dar um salto quantitativo para continuar a correr na F1 palavras do patrão da
equipa). Não será por certo o melhor ano para exigir esse tipo de desempenho.
Marussia
Chegaram atrasados ao teste devido a problema técnicos no
carro e não rodaram muito em pista. O carro apresenta-se simples. Veremos se é
eficaz. Bianchi mostrou-se positivo em relação ao carro mas so no Bahrain se
poderá ver o nível do novo carro.
Lista dos melhores em Jerez
Dia 1 | Kimi Raikkonen | Ferrari |
Dia 2 | Jenson Button | McLaren |
Dia 3 | Kevin Magnussen | McLaren |
Dia 4 | Felipe Massa | Williams |
Geral | Kevin Magnussen | McLaren |
Melhor tempo:
Kevin Magnussen, McLaren - 1:23:276
Nº de voltas por equipa:
Mercedes - 309.
Ferrari - 251.
McLaren - 245.
Williams - 175.
Sauber - 163.
Force India - 146.
Caterham - 76.
Toro Rosso - 54.
Marussia - 30.
Red Bull - 21.
Ferrari - 251.
McLaren - 245.
Williams - 175.
Sauber - 163.
Force India - 146.
Caterham - 76.
Toro Rosso - 54.
Marussia - 30.
Red Bull - 21.
Nº de voltas por motores:
Mercedes - 875.
Ferrari - 444.
Renault - 151.
Ferrari - 444.
Renault - 151.
Fotos:
retiradas de google.pt
Fontes:
http://www1.skysports.com/
http://www.corridadeformula1.com/
Fábio Mendes
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