quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Circuito internacional de Buddh, Índia.

Aproximamo-nos rapidamente do final desta época de F1 e chegamos à Índia, próximo da capital Nova Deli onde está edificado o Circuito Internacional de Buddh, que irá receber a 16ª corrida do campeonato de 2013 e onde muito provavelmente Seb Vettel se sagrará campeão do mundo pela 4ª vez, fazendo dele o tetracampeão mais jovem de sempre.

O traçado é recente, tendo sido inaugurado em Outubro de 2011 para receber o GP da Índia.
O circuito que custou cerca de 216 milhões de euros, tendo sido projectado pelo engenheiro alemão Hermann Tilke (quem mais?), mas que ao contrário de outras pérolas desenhadas pelo alemão, teve muitos elogios por parte dos pilotos, que acharam o circuito “ um desafio constante” mas muito fluido o que permite ir cada vez mais depressa (um feito notável neste reinado de Tilke onde imperam curvas lentas a 90 graus). Lewis Hamilton comparou a pista a Spa por ser rápida como a pista belga.

Ao nível da história da pista, o resumo é fácil de fazer e com apenas um nome… Vettel. Foi ele o único vencedor nesta pista (em 2011 e 2012) tendo também o record de pista e a volta mais rápida.

Embora a pista tenha recebido vários prémios e seja uma das mais apelativas dos circuitos da “nova geração”, o GP da India está em principio fora do calendário de 2014.

Dados estatísticos da pista:
Cumprimento do traçado: 5.125Km
Nº de voltas: 60
Distância de corrida: 307.5Km
Volta mais rápida num GP: Vettel, 2011, 1:27:249
Volta mais rápida: Vettel, 2011, 1:24:178
Nivel de “Downforce”: Médio
Passagens de caixa por volta: 58
Uso de combustível por volta: 2.8Kg

Pneus para 2013: Médios e Macios




Traçado da pista e zonas DRS:



Volta onboard da pista:


Fontes:
http://www.f1fanatic.co.uk/
Wikipédia.pt



Fábio Mendes

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