O traçado é recente, tendo sido inaugurado em Outubro de
2011 para receber o GP da Índia.
O circuito que custou cerca de 216 milhões de euros, tendo
sido projectado pelo engenheiro alemão Hermann Tilke (quem mais?), mas que ao
contrário de outras pérolas desenhadas pelo alemão, teve muitos elogios por
parte dos pilotos, que acharam o circuito “ um desafio constante” mas muito
fluido o que permite ir cada vez mais depressa (um feito notável neste reinado
de Tilke onde imperam curvas lentas a 90 graus). Lewis Hamilton comparou a
pista a Spa por ser rápida como a pista belga.
Ao nível da história da pista, o resumo é fácil de fazer e
com apenas um nome… Vettel. Foi ele o único vencedor nesta pista (em 2011 e
2012) tendo também o record de pista e a volta mais rápida.
Embora a pista tenha recebido vários prémios e seja uma das
mais apelativas dos circuitos da “nova geração”, o GP da India está em
principio fora do calendário de 2014.
Dados estatísticos da pista:
Cumprimento do traçado: 5.125Km
Nº de voltas: 60
Distância de corrida: 307.5Km
Volta mais rápida num GP: Vettel, 2011, 1:27:249
Volta mais rápida: Vettel, 2011, 1:24:178
Nivel de “Downforce”: Médio
Passagens de caixa por volta: 58
Uso de combustível por volta: 2.8Kg
Pneus para 2013: Médios e Macios
Traçado da pista e zonas DRS:
Volta onboard da pista:
Sem comentários:
Enviar um comentário