Ao contrário do dia de ontem, o dia de corrida na pista
moscovita não foi muito movimentado e teve alguma falta de picante. A pista é
curta e pouco dada a ultrapassagens (sinceramente não nos agrada em nada esta
pista), como tal seria previsível que a corrida se iria jogar mais nas boxes do
que em pista.
Na largada, a maioria dos pilotos manteve a posição e não
houve ninguém a destacar-se. Mas a partir da 3ª volta, Bruno Spengler começou a
perder posições pois os seus adversários com os pneus macios eram mais rápidos
que o canadiano, que tinha pneus normais no seu BMW. À 8ª volta, depois de um
toque com Miguel Molina (curiosamente companheiro de equipa de Rockenfeller) o BMW da
Schnitzer saiu de pista, fazendo Spengler cair para a 19ª posição e hipotecando
as hipóteses de vitória.
Rockenfeller fez a uma longa primeira parte de corrida, metendo
44 voltas nos pneus macios, só então vindo às boxes para a troca obrigatória de
pneus. Quem lucrou foi Ekstrom que já tinha ido as boxes e agora beneficiava de
uma posição privilegiada para ficar com a vitória ( parece-nos que Rockenfeller
havia de ter ido para as boxes mais cedo). Mas Ekstrom começou a perder tempo a
meio da 2ª parte da corrida o que fez Rockenfeller recuperar e na última ronda
de pit stops o Audi de Rockenfeller ficou à frente do Audi de Ekstrom.
Vitória merecida do alemão seguido de Ekstrom. Em 3º ficou
Farfus que suou no final, pressionado por Tambay, que fez uma excelente corrida
tendo saído da 12ª posição. Tambay com uma estratégia arrojada, fez durar os seu
pneus macios durante 56 voltas, tendo liderado inclusivea corrida e no ultimo Pit Stop saiu mesmo em cima de
Farfus que teve de fazer pela vida para se defender.
Paffet foi o melhor Mercedes ficando em 5º lugar. Spengler
ficou em 19º, não pontuando e vendo assim Rockenfeller distanciar-se na
liderança.
Destaque para a Audi que já apresentou mais competitividade
nesta corrida colocando 5 carros no top 10. A Audi tem tido uma época para esquecer, com problemas nos carros e essencialmente decisões estratégicas horríveis, que
tem prejudicado alguns pilotos, entre os quais Filipe Albuquerque que hoje, já com uma estratégia mais correcta, não melhorou
o 13º lugar conquistado na qualificação. Ainda assim, com o campeonato de construtores
a correr muito mal, a Audi consegue colocar um piloto na luta pelo título o que
bem vistas as coisas é muito bom.
Declarações de Filipe Albuquerque:
"Fiz tudo o que estava ao meu alcance. A estratégia definida foi a mais acertada mas infelizmente confrontámo-nos com falta de andamento. O carro não dava mais e isso fez-me perder terreno"
"Estou contente com o meu trabalho. Era impossível fazer mais. A equipa vai agora analisar o porquê da falta de andamento. Claro que gostava de ter pontuado mas infelizmente ainda não conseguimos a sintonia ideal entre performance e estratégia"
A BMW lidera o campeonato de construtores e embora Spengler não tenha pontuado hoje ainda tem francas hipóteses de lutar pelo titulo.
A Mercedes, com Paffet a não render o que devia mas ainda assim em 3º lugar poderá ter ainda uma palavra a dizer mas. No campeonato de construtores a Audi está a recuperar e terão de melhorar para não perder a posição.
Próxima corrida dia 18 de Agosto em Nurburgring
Classificação final:
Pos Driver Team/Car Time/Gap 1. Mike Rockenfeller Phoenix Audi 1h14m38.512s 2. Mattias Ekstrom Abt Audi +1.303s 3. Augusto Farfus RBM BMW +11.393s 4. Adrien Tambay Abt Audi +12.275s 5. Gary Paffett HWA Mercedes +17.495s 6. Jamie Green Abt Audi +18.704s 7. Joey Hand RBM BMW +19.363s 8. Dirk Werner Schnitzer BMW +26.117s 9. Timo Scheider Abt Audi +34.184s 10. Christian Vietoris HWA Mercedes +41.331s 11. Pascal Wehrlein Mucke Mercedes +42.029s 12. Robert Wickens HWA Mercedes +43.782s 13. Filipe Albuquerque Rosberg Audi +44.443s 14. Roberto Merhi HWA Mercedes +51.576s 15. Marco Wittmann MTEK BMW +52.941s 16. Timo Glock MTEK BMW +54.421s 17. Martin Tomczyk RMG BMW +58.460s 18. Daniel Juncadella Mucke Mercedes +1 lap 19. Bruno Spengler Schnitzer BMW +1 lap 20. Andy Priaulx RMG BMW +1 lap Retirements: Edoardo Mortara Rosberg Audi 31 laps Miguel Molina Phoenix Audi 5 laps
Campeonato de pilotos:
Position | Driver | Team | Points | ||||||||||
1 | Mike Rockenfeller | Audi Sport Team Phoenix | 94 | 4 | 25 | 12 | 18 | 10 | 25 | ||||
2 | Bruno Spengler | BMW Team Schnitzer | 67 | 10 | 18 | 25 | 6 | 8 | |||||
3 | Gary Paffett | EURONICS Mercedes AMG | 57 | 12 | 8 | 2 | 25 | - | 10 | ||||
4 | Christian Vietoris | Mercedes AMG DTM-Team | 56 | 15 | 4 | 6 | 15 | 15 | 1 | ||||
5 | Augusto Farfus | BMW Team RBM | 48 | 25 | - | 8 | - | - | 15 | ||||
6 | Robert Wickens | STIHL Mercedes AMG | 45 | - | 15 | - | 12 | 18 | |||||
7 | Mattias Ekström | Audi Sport Team Abt Sportsline | 38 | - | 6 | 10 | 4 | - | 18 | ||||
8 | Marco Wittmann | BMW Team MTEK | 33 | 2 | 12 | 18 | - | 1 | |||||
9 | Dirk Werner | BMW Team Schnitzer | 26 | 18 | - | 4 | - | 4 | |||||
10 | Joey Hand | BMW Team RBM | 26 | 6 | 10 | - | - | 4 | 6 | ||||
11 | Daniel Juncadella | stern Mercedes AMG | 20 | - | - | - | 8 | 12 | |||||
12 | Jamie Green | Audi Sport Team Abt Sportsline | 18 | - | - | - | 10 | - | 8 | ||||
13 | Timo Glock | BMW Team MTEK | 15 | - | - | 15 | - | - | |||||
14 | Adrien Tambay | Audi Sport Team Abt | 12 | - | - | - | - | - | 12 | ||||
15 | Timo Scheider | Audi Sport Team Abt | 12 | 8 | 2 | - | - | - | 2 | ||||
16 | Roberto Merhi | THOMAS SABO Mercedes AMG | 8 | 1 | - | - | 1 | 6 | |||||
17 | Edoardo Mortara | Audi Sport Team Rosberg | 2 | - | - | - | 2 | - | |||||
18 | Andy Priaulx | BMW Team RMG | 2 | - | - | - | - | 2 | |||||
19 | Pascal Wehrlein | Mercedes AMG | 2 | - | 1 | 1 | - | - |
Points for places one to ten of a DTM race are awarded according to the 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1 system.
Campeonato de equipas:
Position | Team | Manufacturer | Points | ||||||||||
1 | STIHL / AMG Mercedes
Christian Vietoris / Robert Wickens | 101 | 15 | 19 | 6 | 27 | 33 | 1 | |||||
2 | Audi Sport Team Phoenix
Mike Rockenfeller / Miguel Molina | 94 | 4 | 25 | 12 | 18 | 10 | 25 | |||||
3 | BMW-Team-Schnitzer
Bruno Spengler / Dirk Werner | 93 | 28 | 18 | 29 | 6 | 8 | 4 | |||||
4 | BMW-Team-RBM Joey Hand / Augusto Farfus | 74 | 31 | 10 | 8 | - | 4 | 21 | |||||
5 | EURONICS / THOMAS SABO Mercedes AMG
Gary Paffett / Roberto Merhi | 65 | 13 | 8 | 2 | 26 | 6 | 10 | |||||
6 | Audi Sport Team Abt Sportsline
Mattias Ekström / Jamie Green | 56 | - | 6 | 10 | 14 | - | 26 | |||||
7 | BMW Team MTEK
Timo Glock / Marco Wittmann | 48 | 2 | 12 | 33 | - | 1 | ||||||
8 | Audi Sport Team Abt
Timo Scheider / Adrien Tambay | 24 | 8 | 2 | - | - | - | 14 | |||||
9 | stern / AMG Mercedes
Daniel Juncadella / Pascal Wehrlein | 22 | - | 1 | 1 | 8 | 12 | ||||||
10 | Audi Sport Team Rosberg
Filipe Albuquerque / Edoardo Mortara | 2 | - | - | - | 2 | - | ||||||
11 | BMW Team RMG Martin Tomczyk / Andy Priaulx | 2 | - | - | - | - | 2 |
Campeonato de construtores:
Position | Manufacturer | Points | ||||||||||||
1 | BMW | 217 | 61 | 40 | 70 | 6 | 15 | 25 | - | - | - | - | ||
2 | Mercedes-Benz | 188 | 28 | 28 | 9 | 61 | 51 | 11 | - | - | - | - | ||
3 | Audi | 176 | 12 | 33 | 22 | 34 | 10 | 65 | - | - | - | - |
Fontes:
autosport.com
dtm.com
sportmotores.com
Fábio Mendes
Sem comentários:
Enviar um comentário