Azar de Tiago Monteiro e Honda
Corridas bem mais animadas do que em Monza, com muita acção e muita chapa batida.
O português teve um fim de semana para esquecer, péssima qualificação, e abandono na corrida(1), derivado a problemas de amortecedores no Honda Civic, que o levou a embater no muro. Os danos foram tão grandes que os mecânicos não conseguiram reparar o carro em tempo útil para a segunda prova.
Já na corrida (2) Tarquini embateu no mesmo muro que Monteiro, o que o levou ao abandono, sendo que a Honda mesmo com todos estes infortúnios continua motivada e focada no trabalho a desenvolver nos seus carros.
Tiago Monteiro "Sabíamos desde o início que este circuito seria bastante agressivo para os amortecedores devido aos corretores. Foi efetivamente um problema durante todo o fim-de-semana. Infelizmente, na corrida de hoje, e mesmo com todas as cautelas que tive, uma parte do suporte do amortecedor cedeu e fui projetado contra os muros. Não era o desfecho que esperávamos mas há corridas assim"
Corrida 1:
Corrida muito movimentada, com Tarquini a assumir a liderança conquistada no dia anterior. Com muitas ultrapassagens e toques à mistura, foram Muller e Huff a dar grande espectáculo, com o Francês a usar todos os truques para passar o britânico Huff. Mas a corrida ficaria "estragada" com o acidente de Tiago Monteiro. O português, que já de manhã se deparou com problemas de suspensão, partiu o amortecedor numa das chicanes da pista, perdendo o controlo do carro e embatendo contra o muro de protecção. Com o carro no meio da pista e muitos pedaços de metal no asfalto, o Safty Car deu entrada, ficando até a penúltima volta. Entretanto, Nykjaer, que tinha passado por Tarquini ( 6ª volta, mesmo antes do acidente de Monteiro) ficou com o caminho livre para a sua primeira vitória no WTCC, enquanto o piloto Honda se defendia de Nash, assegurando o pódio.
Classificação corrida 1:
1º Michel Nykjaer (Chevrolet) 28m51,561s
2º Gabriele Tarquini (Honda) a 0,566s
3º James Nash (Chevrolet) a 1,612s
4º Yvan Muller (Chevrolet) a 2,224s
5º Robert Huff (SEAT) a 2,248s
6º Malcolm MacDowall (Chevrolet) a 2,476s
7º Marc Basseng (SEAT) a 3,201s
8º Pepe Oriola (SEAT) a 3,565s
9º Tom Coronel (BMW) a 5,270s
10º James Thompson (Lada) a 5,881s
Corrida 2:
Com apenas 15 min entre as 2 corridas, Tiago Monteiro ficou sem hipótese de ver o seu carro pronto para a 2ª corrida. Ficou assim de fora dos pontos e certamente muito desapontado.
Com a grelha invertida, eram 2 espanhóis em SEAT que faziam a primeira fila, com Oriola e Monje.
O primeiro defendeu a primeira posição com grande qualidade, aguentando até ao final da corrida a pressão de Muller, enquanto o segundo, depois de ter sido apanhado no meio da confusão, embateu contra Thomson e teve de abandonar.
Mais uma vez, o Safty Car deu entrada em pista, depois de Tarquini ter literalmente voado para cima de MacDowall, com o italiano a ser demasiado agressivo num corrector da chicane. O Honda levantou do chão, só parando contra o Chevrolet do britânico. Quem lucrou com isso foi Oriola, que viu o Safty Car assegurar-lhe a liderança até à penúltima volta, onde bastou não cometer erros para ficar a frente de Muller, que trazia Chilton colado a si. Mais uma estreia, com Oriola a festejar a sua primeira vitória no WTCC.
Classificação corrida 2:
Fontes :http://myemail.constantcontact.com/Desfecho-ingl-rio-para-Tiago-Monteiro.html?soid=1101569497804&aid=vn50OMNB8NY
www.wtcc.com
www.autosport.pt
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!Ricardo Veiga
Fábio Mendes
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