sábado, 13 de abril de 2013

Rally de Portugal 2013 2º dia (1ª secção)

Com 3 especiais realizadas esta manhã, muita coisa aconteceu durante as 3 etapas cronometradas muito acidentadas.

Na primeira especial do dia muitos abandonos importantes, ficaram pelo caminho D. Sordo e T. Neuville. Santana da Serra foi de facto madrasta para as aspirações do espanhol que procurava em Portugal a sua primeira vitória num rally. Até vinha sendo mais rápido ao longo da especial mas não evitou uma saída de estrada e consequente abandono. Também o jovem belga Neuville abandonou devido a uma saída de estrada, comprometendo assim um bom resultado na prova portuguesa, visto que estava a andar muito, evoluindo na 5ª posição da geral.

A Ford ficava sem Neuville, restando apenas Novikov para salvar a honras da marca, mas já a quase 3 minutos do líder, seguindo na 4ª posição.

O que podia ser uma prova equilibrada deverá ser mais um passeio para os homen da Volkswagen, visto que M. Hirvonen, não encontra ritmo para bater os homens da marca alemã, e já perde 37´s, seguindo na 3º posição. Latvala é 2º a  14´s do seu companheiro de equipa, venceu as 2 primeiras especiais do dia, embora por margem curta, não se adivinhando um ataque à liderança de Ogier. A Volkswagen poderá fazer aqui uma dobradinha, pois a concorrência mais perigosa, já foi elimindada ao longo do rally, deixando mais traquilos os dois homens da frente.

Classificação geral após a SS8 :

1.
8
S. OGIER

1:43:25.8
0.0
0.0
2.
7
J. LATVALA

1:43:39.9
+14.1
+14.1
3.
2
M. HIRVONEN

1:44:03.0
+23.1
+37.2
4.
5
E. NOVIKOV

1:46:17.4
+2:14.4
+2:51.6
5.
6
N. AL-ATTIYAH

1:48:02.5
+1:45.1
+4:36.7
6.
21
M. PROKOP

1:48:50.7
+48.2
+5:24.9
7.
12
M. KOSCIUSZKO

1:48:59.5
+8.8
+5:33.7
8.
9
A. MIKKELSEN

1:49:02.6
+3.1
+5:36.8
9.
15
D. KUIPERS

1:49:10.3
+7.7
+5:44.5
10.
31
E. LAPPI
WRC2
1:50:23.9
+1:13.6
+6:58.1
11.
10
K. AL QASSIMI

1:50:54.3
+30.4
+7:28.5
12.
79
R. BARRABLE
WRC2
1:53:28.2
+2:33.9
+10:02.4
13.
78
E. BRESOLIN
WRC2
1:54:03.2
+35.0
+10:37.4
14.
32
S. WIEGAND
WRC2
1:54:16.4
+13.2
+10:50.6
15.
81
R. MOURA

1:54:50.0
+33.6
+11:24.2
16.
84
P. MEIRELES

1:54:51.8
+1.8
+11:26.0



Em WRC2, Lappi lidera confortavelmente, com mais de 3 minutos de vantagem sobre o segundo classificado, Barrable em Ford Fiesta S2000. Kubica tem sentido dificuldades no dia de hoje. Já havia perdido tempo ontem por não ter feito a especial de Lisboa, sofrendo uma penalização. Hoje devido as duras especiais, e com o próprio piloto a admitir as dificuldades da falta de mobilidade do seu braço direito, estando a ser penalizado nesse aspecto, pois os troços são muito técnicos e estão muito duros. Ainda assim de louvar o esforço de Robert Kubica, visivelmente desgastado no final da ultima espacial da manhã. 


Geral WRC2 após SS8:

Lappi E. - Ferm J.
#31 Škoda Fabia S2000
2
1:50:23.9
                 
86.9
Barrable R. - Loudon S.
#79 Ford Fiesta S2000
2
1:53:28.2
  +3:04.3
+3:04.3
84.5
1.15
Bresolin E. - Pollet R.
#78 Ford Fiesta RRC
2
1:54:03.2
+3:39.3
+35.0
84.1
1.37
Wiegand S. - Christian F.
#32 Škoda Fabia S2000
2
1:54:16.4
+3:52.5
+13.2
83.9
1.45
Kikireshko O. - Larens S.
#49 Mini Cooper S2000 1.6T
2
1:55:09.6
+4:45.7
+53.2
83.3
1.79
Fuchs N. - Mussano F.
#41 Mitsubishi Lancer Evo X
3
1:58:32.8
+8:08.9
+3:23.2
80.9
3.06
Kubica R. - Baran M.
#74 Citroen DS3 RRC
2
2:02:49.8
+12:25.9
+4:17.0
78.1
4.67
Al-Kuwari A. - Duffy K.
#48 Ford Fiesta RRC
2
2:06:08.2
+15:44.3
+3:18.4
76.0
5.91
 
 
 

Quanto aos português, grande luta entre Pedro Meireles e Ricardo Moura pelo lugar de melhor Português em prova, sendo que Bruno Magalhães, que ainda está em prova, já não conta para essa luta, pois já se encontra muito atrasado devido ao abandono no dia de ontem no troço de ligação a caminho de Lisboa. Ainda assim B. Magalhães tem sido o mais rápido em todas as especiais entre os portugueses e fazendo tempos também muito competitivos entre os S2000. 

Neste momento Moura lidera na frente de Meireles, com uma vantagem de 1,8´s ao fim das 3 especiais da manha, prevendo-se uma grande luta até final, isto apesar de R. Moura se queixar que o seu velhinho Evo IX, esta a sofrer muito desgaste por ter de andar muito rápido para acompanhar o ritmo dos mais evoluídos S2000.



Geral da taça de ouro ao fim da SS8:

1.

Moura R. - Costa A.
#81 Mitsubishi Lancer Evo IX
3

1:54:50.0
0:10


83.6
2.

Meireles P. - Castro M.
#84 Škoda Fabia S2000
2
1:54:51.8
+1.8
+1.8
83.5
0.01
3.

Barbosa M. - Silva A.
#85 Mitsubishi Lancer Evo IX
3
1:58:31.2


 



Carlos Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário