Como todos os anos, a FIA brinda todas as equipas de F1 com um pacote de novas regras que “ facilitam “ sempre o trabalho das equipas. Este ano … quiseram ser originais e resolveram ficar por alterações pontuais. 2014 está à porta e com as mudanças radicais que estão prometidas não faria muito sentido alterar demasiado os regulamentos para este ano.
Assim veremos equipas com updates dos monolugares do ano
passado e já com umas quantas alterações escondidas para preparar 2014.
Mas vamos a factos concretos. A maior alteração deste ano
refere-se ao DRS. Este sistema introduzido em 2011 e que se encontra explicado no vídeo, permitiu um maior nº de ultrapassagens para
alegria de todos os amantes do desporto, vai continuar a ser usado este ano com
uma ligeira diferença. Em 2012 o DRS
podia ser usado sempre que o piloto o quisesse, em sessões de treino e nas
qualificações. Este ano a fia achou por bem limitar o uso do sistema às “zonas
DRS” por eles definidas em cada circuito tal como acontece em corrida.
Outra medida foi a
proibição do sistema Double DRS usado inicialmente pela Mercedes que foi
posteriormente adaptado pela Redbull e pela Lotus. Este sistema que, tal como o
DRS, permite uma diminuição do drag ( implicando uma obvia perda de
downforce) da ao carro um maior
equilíbrio ( o que não acontece aos monolugares que apenas têm DRS). Isto
permite o seu uso muito mais cedo, nas saídas de curva por exemplo, tirando
maior partido do aumento de velocidade (explicado também no vídeo).
Vídeo DRS e DDRS:
As outras alterações são fácies de explicar:
Aumento do nº de horas de “ recolher obrigatório” de 6 para 8
horas à quinta feira, período durante o qual ninguém deve passear pelas
garagens. O nº de exceções permitidas a esta regra diminuiu de 4 para 2 vezes
por ano.
Os deflectores das asas dianteiras vão ser sujeitos a testes de
colisão mais rigorosos e não serão permitidos deflectores demasiado flexíveis
para não haver demasiados ganhos em .
O peso mínimo dos carros foi aumentado em 2kg.
A chamada regra dos “motivos de força maior” foi abolida. No
ano passado Vettel e Hamilton ficaram apeados no meio da pista no fim da
qualificação sem combustível e o objetivo da FIA é acabar com isso. Este ano
para além do mínimo de 1l de combustível será adicionada a quantidade usada
numa volta para cada carro.
Por fim não haverá época de testes em Mugelo que acontece em
Maio/ Junho. E como os testes em Jerez e Barcelona já acabaram não haverá mais
época de testes por este ano.
São estas as alterações para este ano. Esperemos que possam
permitir uma época no mínimo tão boa como a do ano passado.
Já agora fica um vídeo sobre os pneus Pirelli que este ano
sofreram também algumas alterações que iremos abordar posteriormente:
Fábio Mendes
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