O circuito Vasco Sameiro em Braga, acolheu a 1ª ronda do Campeonato Nacional de Velocidade, onde marcaram presença várias das categorias, que esta temporada farão parte do calendário nacional de circuitos e rampas. Foram seis as categorias que preencheram um fim-de-semana bem animado no circuito da cidade minhota. Campeonato Nacional de Velocidade, Campeonato Nacional de Clássicos, Classic Super Stock, Single Seater Series, Challenge Desafio Único e Troféu 500 Abarth eram o “cardápio” para o inicio da temporada da velocidade nacional.
Com uma razoável adesão por parte dos pilotos, a composição das grelhas de
partida foram aceitáveis, tendo em conta o período menos bom que a economia
nacional apresenta.
A mais esperada de todas as provas era a competição rainha, o CNV, este ano
com o atractivo de ter muitos e bons projectos montados, quase todos eles
baseados em carros da categoria “protótipos”, que atraiu inclusive pilotos
estrangeiros. E foi um piloto de “além fronteiras” que dominou esta primeira
jornada da temporada, o Italiano Stefano de Val, que venceu as duas corridas de
forma exemplar. Na primeira manga aproveitou da melhor maneira os problemas no
Tatuus da dupla Salvador/Vieira, que tinham sido constantemente os mais rápidos
nos treinos cronometrados, mas tiveram vários azares durante as duas provas de
Domingo. Na primeira prova foi o acelerador que colou, originado a uma saída de
pista do piloto de chaves.
Também Cesar Campaniço e Francisco
Abreu não tiveram a sorte do seu lado na primeira manga do dia, já que o piloto
madeirense não evitou um pião, não conseguindo reiniciar de novo o seu Tatuus,
ficando assim parado já perto do final da prova.
Sendo assim a vitória na primeira manga ficou entregue a De Val (Wolf),
Miguel Barbosa/J. P. Fontes foram segundos, a mais de 1 minuto do vencedor e o
segundo Wolf de Ricciardi/N. Santos a fechar o pódio. Destaque ainda apara o 5º
lugar final da dupla Armando Parente/ Rafael Lobato e para a vitória de A.
Nogueira (Porsche) na classe GT, na frente de Armando Dias também em Porsche,
mas claramente sem andamento para os protótipos.
Na segunda prova foi De Val que voltou a levar a melhor sobre toda a
concorrência, fazendo o pleno de vitórias nas duas corridas do fim-de-semana,
mostrando muita consistência ao longo dos dois dias. Salvador que até iniciou
bem esta manga, era líder quando o acelerador voltou a dar dores de cabeça ao
piloto transmontano, vendo-se obrigado a uma entrada forçada nas boxes para
solucionar o problema, deixando o
italiano do Wolf GB08 na frente, e com um ritmo impressionante, aumentando de
forma gradual a sua vantagem para toda a concorrência. As duplas
Campaniço/Abreu e Fonte/Barbosa entraram então numa acesa luta pelo 2º lugar,
mas o desgaste dos pneumáticos não permitiu grandes exageros de parte a parte e
as posições mantiveram-se, com Campaniço a manter-se na frente de Fontes até
final da prova. A dupla Salvador/Vieria ainda recuperou até á 6ª posição
deixando o jovem Rafael Lobato em 7º. Nogueira foi 8º na geral e voltou a
vencer na classe GT.
Nos clássicos, a correrem juntas as duas categorias (1300cc e cilindradas
superiores), dando assim um maior colorido á pista. Na classe principal e a
sair da Pole-position para a primeira prova, Rui Costa ao volante de um Escort
RS1600 dominou por completo a prova, vencendo por 17´s sobre João Macedo e
Silva (Porsche 911 RSR), e Rui Alves também em Escort RS 1600 completou o
pódio. Um dos grandes destaques foi para António Nogueira que devido a
problemas no seu Capri RS3100 teve de abandonar ainda no inicio da prova.
Na classe dos 1300cc, José Fafiães (Datsun 1200) foi o vencedor, deixando
Pedro Gaspar (Datsun B-110) e José Mota Freitas (Austin Cooper S) no 2º e 3º
lugar respectivamente. Victor Araújo (Datsun 1200) e Gonçalo Gomes (Ford Escort),
que são crónicos candidatos ás vitorias nesta classe abandonaram logo no inicio
da prova.
Na segunda manga, Rui Costa repetiu o feito da primeira corrida, vencendo
na frente de João Macedo Silva, e António Nogueira fechou o pódio na 3ª
posição, depois de resolvidos os problemas no seu Capri RS3100.
Nos 1300cc, Pedro Fafiães também repetiu a vitória da primeira corrida,
Pedro Gaspar foi de novo 2º, e Fernando Soares ficou no mais baixo lugar do
pódio.
O troféu Single Seaters teve também a sua estreia esta temporada, que marca
o regresso dos monolugares ao panorama nacional de velocidade. Realizaram-se
assim as duas primeiras corridas da temporada, com a 1º a ser vencida por Tiago
Marques (Mygale SJ 01), numa bonita luta com Tiago Magalhães (Mygale SJ 03)
pela vitória, com este a ter que se contentar com a 2ª posição. Em 3º ficou
Gonçalo Inácio (Ray GR02).
Na segunda manga Tiago Magalhães, que havia sido 2º na primeira corrida,
desta vez subiu ao lugar mais alto do pódio, sendo Gonçalo Inácio 2º e
Tiago Marques que vencera a 1º manga desta vez não foi alem do 3º posto.
Com uma boa lista de inscritos, iniciou-se mais uma prova deste fim de
semana de velocidade, o campeonato Classic Super Stock, que teve como vencedor
na primeira manga Manuel Oliveira ( Alfa Romeu 2000 GTV), na frente do BMW 2002
de Jorge Leite (a 3,1s) e do Volkswagen Golf GTi de Paulo Duarte (a 3,6s).
Manuel Oliveira deu assim continuidade à rapidez que demonstrou nos treinos,
traduzindo-se em vitória nesta primeira corrida.
Na segunda manga foi o Volkswagen de Paulo Duarte que levou a melhor sobre
a concorrência, deixando o Alfa Romeo 2000 GTV de Francisco Calheiros e José
Amaral e do BMW 2002 de Jorge Leite, atrás de si nos restantes lugares do
pódio. Manuel Oliveira que venceu a primeira corrida, viu-se obrigado a
abandonar por problemas no motor do seu Alfa Romeu.
Nesta competição, e sem surpresa Luís Barros venceu ambas as corridas, ao
volante do espectacular Sierra RS500 Cosworth. Na primeira manga, o BMW M3 de
Luís Sousa foi segundo e João Mendes (BMW M3) fechou o pódio. Na segunda corrida,
o mesmo resultado, apenas com a novidade de Rui Costa em Toyota Carina E
ter roubado o 3º lugar do pódio a João Mendes.
Este troféu este ano destinado ao Alfa Romeu 156 e aos Fiat Punto, correndo
em simultâneo, com duas classificações distintas.
Nos Alfa Romeu na primeira manga, a vitória sorriu à dupla Vasco Barros e
Manuel Barros distando 33 segundos de vantagem sobre o carro de Joaquim
Soares/António Barros. Tiago e Hugo Mesquita fecharam o pódio.
Na segunda manga, Vasco Barros e Manuel Barros continuaram imbatíveis,
venceram nos Alfa Romeu, deixando as duplas Luís e Raúl Delgado e David e
Sérgio Saraiva que completaram o pódio, numa intensa luta até á linha de
chegada.
Entre os Punto, e numa corrida sem muita história, David e Sérgio Saraiva venceram
com larga margem sobre João Rebelo Martins/António Ferreira, que asseguraram o
2º lugar já na última volta, deixando a dupla Vasco Barros e Manuel Barros na
3ª posição.
Na 2ª manga dos Punto, desta vez com mais luta, David e Sérgio Saraiva
tiveram mais trabalho, mas ainda assim venceram na frente de Vasco e Manuel
Barros e Gonçalo Rodrigues/Bernardo Maia, segundos e terceiros respectivamente.
Neste trofeu monomarca, que vai a segunda edição a nível Nacional, houve
muitas lutas, e bem quentes, que deixou até à última curva tudo em aberto
quanto aos lugares do pódio. Na primeira manga foi Francisco Carvalho a
vencer de forma convincente, com mais de 17´s sobre o piloto finlandês
Juuso-Matti Pajuranta. Mas as lutas foram mais atrás, pela 3ª posição, onde
João Pires deu um toque em Nuno Cardoso, retirando ao campeão em título deste
troféu o lugar mais baixo do pódio, remetendo este ao 4º lugar final.
Na segunda manga foi o jovem finlandês de 19 anos quem mais brilhou, depois
de ter feito 2º na primeira prova, venceu a segunda de forma bem clara e
convincente deixando toda a concorrência longe da luta pela vitória. Nuno
Cardoso ficou em 2º a mais de 11´s do vencedor, José Barros Rodrigues fechou o
pódio na frente da dupla Válter Sousa/Sebastião Reis enquanto Francisco
carvalho que havia vencido a primeira corrida, desta vez a não ir além de um
modesto 5º lugar.
Foi assim o primeiro fim-de-semana de velocidade nacional, no circuito
Vasco Sameiro em Braga, com a segunda ronda a realizar-se bem perto deste
local, com a mítica Rampa Internacional da Falperra, este ano também a integrar
o calendário nacional de velocidade. Serão nos dias 10 e 11 de Maio, e nos
estaremos cá para lhe dar todos os resultados das provas presentes.
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Até lá... boas aceleradelas!
Fontes:
autosport.pt
Fotos:
retiradas de google.pt
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Carlos Mota
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