segunda-feira, 31 de março de 2014

ERC - Rali de Acrópole. Bruno Magalhães foi 5º, na estreia vitoriosa do 208 T16.

Este fim-de-semana realizou-se a 3ª etapa do Europeu de Ralis (ERC), com a realização do Rally de Acrópole (Grécia), prova que deixou de fazer parte do calendário do mundial de ralis, entrado agora no campeonato apoiado pela estação de televisão Eurosport.

A prova grega trazia como grande aperitivo a estreia neste campeonato do novíssimo Peugeot 208 T16, com C. Breen e K. Abbring a fazerem as “honras da casa” para a marca francesa.

A estreia foi muito positiva, e só pode ser recordada com grande alegria por parte de toda a estrutura da marca francesa, que levou C. Breen à vitória final do Rally de Acrópole, isto depois de terem chegado ao final do primeiro dia também na liderança, mas com K. Abbring. Mas no segundo dia uma fuga de óleo no seu 208 T16, deitou por terra as esperanças de uma dobradinha da marca francesa, algo que seria épico.

Num trajecto bem diferente do que estávamos habituados a ver no rally da Grécia, com o primeiro dia ser marcado por pisos de asfalto, o segundo dia foi todo ele nos tradicionais pisos de terra, bem duros para as mecânicas dos automóveis.

Bruno Magalhães foi a grande novidade para nós portugueses, já que esta prova marcou o seu regresso à competição, este ano em jeito de “ Part-Time”, já que o piloto português conseguiu garantir 6 provas para esta temporada no ERC. Nesta primeira prova o piloto luso alinhou ainda com o seu velhinho S2000, curiosamente o mesmo chassis com que alinhou no IRC de…2007! A partir daqui o piloto português já poderá contar com um novíssimo Peugeot 208 T16, com que fará o resto da temporada.

Apesar de possuir uma montada menos competitiva do que os novíssimos 208 T16 ou os Fiesta S2000, B. Magalhães teve uma excelente participação na Grécia, fazendo uma corrida bem calculada, sem exageros, e apenas com um objectivo, terminar a prova e ganhar de novo ritmo de competição, pois até ai estava clara desvantagem para toda a concorrência que alinhou na prova, sendo todos eles habituais participantes nesta temporada do ERC. A dupla portuguesa B. Magalhães/Carlos Magalhães fez desta forma a prova possível, aproveitando os erros e azares alheios para ir subindo na geral até ao 5º lugar final, sendo este um prémio mais do que justo pela regularidade demonstrada ao longo do rally. A bandeira de Portugal volta assim a estar de novo num bom patamar do panorama mundial dos ralis, com um resultado que dadas as circunstâncias é muito positivo.

Contas feitas no final, C. Breen vence o rally de Acrópole, na estreia promissora do Peugeot 208 T16, deixando B. Bouffier na segunda posição a 8´s. Bouffier travou uma interessante luta com o 3º da geral, Kejatan Kajetanowizc, que na parte final não conseguiu aguentar o ritmo de um mais experiente B. Bouffier.

Na 4ª posição ficou Esapekka Lappi, o melhor S2000, demonstrando que estes carros começam a perder força perante os novos R5. Lappi ficou a 1,33´s do líder da prova. A fechar o Top5 o nosso compatriota B. Magalhães, que como já demos conta, fez uma boa prova, que deixa adivinhar que rapidamente entrará no ritmo competitivo, para poder andar entre os mais rápidos.





Classificação final :




Classificação campeonato ERC:




A próxima prova esta marcada para os dia 17-18-19 de Abril, com a realização do Rally da Irlanda, uma prova sempre muito complicada, com a inconstante meteorologia britânica a serem decisivas na luta pelas primeiras posições.


Fique atento a todas as notícias sobre o mundo dos desportos motorizados na nossa pagina de facebook e no nosso blog.


Até lá… if in doubt flat out!!



fontes:
fiaerc.com

fotos:

retiradas de google.com



Carlos Mota

F1: GP da Malásia - Destaques. Domínio da Mercedes, excelente evolução da Red Bull e o caldo entornado na Williams.

Mercedes:

Foi um fim de semana perfeito para os Silver Arrows. Pole position, vitória na corrida, 1º e 2º lugar, volta mais rápida da prova, o menu completo. A concorrência só podia sonhar em chegar aos calcanhares da Mercedes ou rezar por uma chuvinha...que não se viu durante a corrida, embora tenha havido várias ameaças. Vettel ainda tentou, mas o RB10 ainda não faz sombra ao Mercedes. Rosberg teve alguns problemas no início da corrida com os pneus e foi o único problema que o carro apresentou. Hamilton está de volta. O sorriso voltou, e com isso voltou todo o talento do britânico.Com Hamilton no seu melhor a Mercedes vai ser muito difícil de acompanhar.


Red Bull:

Quem pensaria que a Red Bull estaria duas vezes seguidas no pódio (embora uma não conte por enquanto), depois de um mês horrível de testes? A evolução do RB10 tem sido impressionante. Não nos cansamos de dizer que a nível aerodinâmico, o carro é soberbo. Falta que a unidade motriz tenha uma performance condizente. Uma coisa se mantém inalterada... O chamado "azar australiano". Webber tinha sempre do que se queixar ao nível da sorte e pelos vistos Ricciardo vai pelo mesmo caminho. Uma corrida que estava a ser muito boa, estragada por um pneu mal apertado nas boxes, seguido de uma quebra muito estranha da asa dianteira e o abandono. A sorte não gosta dos australianos na Red Bull pelos vistos. Vettel fez o que lhe competia. 3º lugar nesta altura é muito bom. Pensávamos que o inicio do ano iria colocar os Bull´s irremediavelmente fora da corrida, mas eles tão sempre por perto do pódio ou em cima dele. Uma batalha Mercedes vs Red Bull no final começa a desenhar-se.



Ferrari:

Poucas ou nenhumas melhorias em relação a Melbourne. A única coisa que melhorou foi a forma de Alonso. Sacou um espantoso 4º lugar, para quem tem uma direcção com afinação duvidosa depois do toque com Kvyat e um carro que ainda não dá para mais. E em corrida conseguiu mais uma vez trazer bons pontos para casa. O espanhol anda há tanto tempo a fazer omeletes sem ovos que já custa ver tanto talento não lutar pelo titulo de forma directa. Kimi teve mais um fim de semana para esquecer. Os treinos correram bem, a qualificação nem por isso e a corrida correu muito mal. Magnussen apertou com ele e originou um furo, que deitou por terra a corrida do finlandês. Nota-se pelos erros nas curvas que ainda não está à vontade no carro. Para quando o "velho" Kimi? Para breve esperemos nós. A F1 precisa e a Ferrari ainda mais.


McLaren:

No geral foi um fim de semana positivo para os homens de Woking, dada a performance do carro. Um novo pacote de melhorias que não trouxe grandes benefícios ainda. Uma qualificação com sorte e uma corrida que do ponto de vista estratégico, foi gerida de forma excelente. Button provou mais uma vez que deve ser dos mais inteligentes pilotos em pista. A forma como se defendeu de Massa foi soberba. Magnussen com a penalização devido ao toque com Kimi, ficou afastado de mais um resultado positivo que seria provável. Assim não comprometeu e ganhou mais uns pontos para a equipa. O toque com Kimi foi fruto da sua inexperiência, mas só assim é que aprenderá. Pediu desculpas publicamente e reconheceu o erro. Tem pinta de campeão e sabe estar dentro e fora de pista.


Williams:

Começamos a gostar cada vez mais da Malásia. Ou é a chuva que apimenta as coisas, ou é a temperatura que faz os pilotos tomar decisões polémicas, mas que animam a F1. Depois de uma qualificação péssima, os Williams subiram varias posições em corrida e ganharam pontos preciosos. Mas ganharam também um possível problema. Nas últimas voltas surgiu a frase " Felipe, Bottas é mais rápido...". Por fracções de segundos, Massa deve ter duvidado se ainda estava na Ferrari mas ponderou melhor e chegou à conclusão que não e ignorou a ordem.

Foi uma decisão muito pouco ponderada por parte dos chefes da Williams ( direi mesmo estúpida). O campeonato está no inicio, a Williams tem este ano uma oportunidade de ouro de brilhar novamente e a última coisa que deveriam querer, é desmotivar o piloto mais experiente da casa, tudo isto para tentar ganhar mais 2 pontos, o que não seria garantido, pois Button não é fácil de passar. Assim Massa ficará a partir de agora desconfiado e Bottas, com o ego em alta poderá, querer assumir uma posição que ainda não merece. No desporto é preciso saber gerir os atletas e o que a Williams fez foi errar em toda a linha neste aspecto. Veremos como a situação se desenvolve.

Fiquei contente por Massa não ter respeitado a ordem. Bottas não teve ritmo para o passar. Foi arriscado por parte de Felipe  ter tomado esta decisão, mas ao menos mostra que este ano não é moço de recados de ninguém.


Force India:

Perez anda em maré de azar. Nem sequer saiu para a pista com problemas de caixa. Já Hulkenberg... Que senhor! Que piloto! Dizem que é pesado? O talento é tanto que até pesa no alemão. Mais uma corrida muito boa de Hulk, que soube gerir muito bem os pneus (o carro ajuda e este ano a Force India deve apostar nisso para ganhar vantagem). Teve uma "troca de argumentos" bem interessante com Alonso, mas não levou a melhor. Não há como não gostar de Hulkenberg. Já merece há muito subir a um pódio. Esperemos que seja este ano. Mas para isso a Force India terá de melhorar ainda mais o carro.


Toro Rosso:

Depois de uma excelente corrida na Austrália, esta não foi tão boa quanto isso. Vergne foi obrigado a desistir, mas Kvyat conseguiu conquistar mais um ponto para a equipa e para ele. Já sabem do nosso "ódio de estimação" pelo russo, que por ter bolsos mais fundos, chegou mais cedo do que devia à F1, mas temos de reconhecer que o rapaz não é nada mau. Ainda não teve nenhum rasgo de génio, nem nos parece que vá acontecer em breve, mas sabe estar onde realmente conta e isso num piloto é importante.

Lotus:

Maldonado se calhar já deve estar arrependido de ter escolhido o 13 para número. Os azares sucedem-se para o venezuelano. Desta vez foi atirado para fora de pista por Bianchi, sendo pouco depois obrigado a desistir. Já Grosjean fez uma boa corrida, dentro do possível. O carro começou a claudicar no final, com problemas no extractor e na unidade motriz, mas ainda assim conseguiu chegar ao final. Grande evolução da equipa. Veremos se conseguem manter o ritmo para a próxima semana.

Sauber:

2 desistências e pouco mais a dizer. O carro ainda está muito longe de ser competitivo e a equipa tem um longo caminho a percorrer. Problemas de caixa para Gutierrez e na unidade motriz para Sutil. Um fim de semana para esquecer.






Caterham:

Um dia bom para a equipa. Depois de tantos problemas, conseguiram ganhar vantagem sobre a Marussia. Ainda há muito trabalho pela frente, mas é um resultado que pode ajudar nas contas do futuro. Kobayashi esteve muito bem na corrida e ainda se intrometeu nos lugares da frente. Compensa ter um bom piloto em vez de um piloto pagante, não é?




Marussia:

Bianchi ficou logo arredado da corrida e Chilton vez o que pôde. Não está a ser um inicio muito positivo para a equipa e principalmente para Bianchi. O francês foi penalizado injustamente pelo toque com Maldonado. Mas acreditamos que vai regressar em breve à forma que nos habituou.







Destaques feitos vamos ver como está a classificação no campeonato de pilotos :



Classificação por construtores:



Próxima corrida, já no próximo fim de semana, no Bahrain. Em principio  a Mercedes deverá manter a hegemonia, mas a Red Bull está a crescer muito. Era preciso também que a McLaren e a Ferrari crescessem e que a Williams aproveite todo o potencial do carro. Tudo para confirmar a partir de sexta.


Fontes:
Gpupdate.net

Fotos:
retriradas de Google.pt



Fábio Mendes

domingo, 30 de março de 2014

Vitória para Hamilton, seguido de Rosberg e Vettel em terceiro

Uma vitória "sem espinhas" para Hamilton, que pilotou bastante bem, seguido do seu colega de equipa, Rosberg, que ainda teve que suar um bocadinho para aguentar a degradação dos pneus e Vettel que incrivelmente conseguiu o terceiro lugar e o seu primeiro pódio.

Antes da corrida já sabia que Bottas tinha sido penalizado em 3 lugares por ter supostamente prejudicado Ricciardo na qualificação.
Perez não estava na grelha, nem o force India...o carro tinha problemas na unidade motriz e os mecânicos tentavam que o mexicano ainda conseguisse sair para a corrida, coisa que não aconteceu: a primeira desistência do dia.

Na largada do GP da Malásia, Hamilton e Rosberg tiveram uma boa saída, com o alemão a ultrapassar
Vettel e este a ser pressionado e ultrapassado logo a seguir pelo colega de equipa, Daniel Ricciardo. Já vimos Vettel a sair melhor da grelha do que hoje.
Na confusão da primeira curva, Magnussen começa a pressionar Raikkonen e com a ânsia de ultrapassar o finlandês, o rookie cometeu um erro, que na minha sincera opinião não deveria ter sido penalizado, e bateu com a asa da frente no pneu direito traseiro de Kimi. O resultado do toque foi um pneu furado no carro de Kimi e a asa dianteira com alguns estragos no Mclaren. Iceman perdeu muitas posições até chegar ás boxes, enquanto Kevin Magnussen foi penalizado em 5 segundos de paragem. Temos a lamentar, enquanto espectadores, que os pilotos que tentem "furar", como é óbvio protegendo sempre a integridade física dos pilotos, sejam penalizados por pequenos toques que acontecem em qualquer desporto motorizado.

Nas primeiras voltas, pudemos assistir a uma excelente ultrapassagem por parte de Kvyat a Gutierrez.
Na volta 8, a segunda desistência: Maldonado foi para as boxes com falta de potência no motor e ficou por lá a assistir ao resto da corrida.
O top 10 à volta 11 estava assim: Hamilton, Rosberg, Vettel, Ricciardo, Hulkenberg, Alonso, Button, Massa e Bottas.
Durante as voltas seguintes, Hamilton foi às boxes e Hulkenberg, por algum tempo foi P1, um prémio de consolação para um piloto que dá mostra de estar um nível acima do colega de equipa, Sergio Perez. Na volta 20, mais uma desistência, desta vez de Vergne.

Na volta 35, Sutil teve de parar em pista, devido a um problema no motor e ficou parado a poucos metros da linha de meta, numa situação que obrigou a bandeiras amarelas e que por o carro ficar parado na parte interior da pista, fora de perigo, não entrou o Safety Car. Pouco depois, já Vettel estava a encurtar a distância para Rosberg, Kimi Raikkonen avisa a equipa que sentiu chuva, que realmente caiu, mas muito pouca, tão pouca que nem a pista ficou molhada. Na volta 37 é a vez de Gutierrez desistir. duas voltas a seguir, Alonso começa a pressionar Ricciardo, que se mostrou em grande nível, mas na volta 41 o pior que já aconteceu a um australiano na Red Bull, voltou a acontecer: Ricciardo vai as boxes para uma simples troca de pneus, quando lhe dão ordem de saída, a roda dianteira esquerda, não estava bem apertada, fazendo com que o piloto tivesse de parar a uns bons 100 metros da sua box, em plena pit lane. Os mecânicos apressaram-se a ir ter com o Red Bull, a puxá-lo de volta ào seu lugar para apertarem de novo a roda. O pior ainda estava para vir: durante a volta de saída das boxes, a asa dianteira do Red Bull #3, solta-se, ficando por baixo do carro, furando o pneu...nova entrada nas boxes do australiano, que teve de abandonar na volta 52. Não merecia! Devido à saída das boxes sem segurança (Unsafe Release), Ricciardo foi penalizado em 10 segundos e sabe-se agora que vai perder 10 posições na grelha de partida do próximo GP.

No final da corrida, acerca de 7 voltas para terminar a prova, Massa que seguia atrás de Button , faz um último esforço pela 6º posição do inglês e numa manobra muito boa, de dois experientes pilotos, Massa tenta a ultrapassagem mas Button defende-se com muita classe e consegue fugir um pouco ao brasileiro da Williams. Foi uma luta de cavalheiros, justa e com classe!

Quem esperou pelas ultimas voltas da corrida para atacar a 4 posição, foi Alonso que perseguiu Hulkenberg, que ainda fez suar o espanhol, antes deste conseguir ultrapassa-lo, para delírio de alguns tiffosi nas bancadas. Enquanto isso, a Williams dizia a Massa, via rádio, que Bottas estava mais rápido e para o deixar passar, para o finlandês perseguir Button. Como Massa tem antecedentes de ordens via rádio para deixar passar o colega de equipa, o piloto pura e simplesmente fez de conta que não era nada com ele!
Bottas tentou por um lado, pelo outro e não conseguiu passar o colega, numa pista que começa a ganhar reputação de circuito de quezílias entre colegas de equipa (caso Multi 21 em 2013). No final da prova Claire Williams tentou apagar o fogo, dizendo que Massa não ignorou as ordens da equipa e que o que a equipa queria era que ambos os carros não aquecessem muito nas últimas voltas...claro, foi só isso!

Mais atrás Raikkonen, que ficou com a corrida estragada devido ao toque com Magnussen, lutava com Grosjean pelo 11º lugar, mas o francês, antigo colega de equipa de Kimi, foi eficaz na defesa da sua posição, mantendo o Iceman em 12º.

Final de corrida com os dois primeiros lugares a serem ocupados pela Mercedes, com uma boa prestação da Red Bull (mesmo com a desistência de Ricciardo) e com dois pilotos que, para mim, merecem destaque:
Kobayashi (13º lugar) e Grosjean (11º lugar), por terem levado os carros até ao fim da corrida.

Pos. 
Piloto
Equipa
Tempo
1. 
 L. Hamilton
Mercedes
1:40:25.974
2. 
 N. Rosberg
Mercedes
+17.313
3. 
 S. Vettel
Red Bull
+24.534
4. 
 F. Alonso
Ferrari
+35.992
5. 
 N. Hulkenberg
Force India
+47.199
6. 
 J. Button
McLaren
+1:23.691
7. 
 F. Massa
Williams
+1:25.076
8. 
 V. Bottas
Williams
+1:25.537
9. 
 K. Magnussen
McLaren
+1 Volta
10. 
 D. Kvyat
Toro Rosso
+1 Volta
11. 
 R. Grosjean
Lotus
+1 Volta
12. 
 K. Raikkonen
Ferrari
+1 Volta
13. 
 K. Kobayashi
Caterham
+1 Volta
14. 
 M. Ericsson
Caterham
+2 Voltas
15. 
 M. Chilton
Marussia
+2 Voltas
Desistências
16. 
 D. Ricciardo
Red Bull
+7 Voltas
17. 
 E. Gutiérrez
Sauber
+21 Voltas
18. 
 A. Sutil
Sauber
+24 Voltas
19. 
 J. Vergne
Toro Rosso
+38 Voltas
20. 
 J. Bianchi
Marussia
+48 Voltas
21. 
 P. Maldonado
Lotus
+49 Voltas
22. 
 S. Perez
Force India
+56 Voltas

Amanhã teremos os destaques da corrida, equipa por equipa, da segunda ronda da época de Fórmula 1.

Fotos:
thejudge13.com
f1fanatic.co.uk
crash.net
news.com.au
smh.com.au

Pedro Mendes

sábado, 29 de março de 2014

F1 - GP da Malásia: Domínio completo de Hamilton na encharcada pista de Sepang

Depois de na sessão de treinos da manhã, a Mercedes ter dominado por completo, seguidos pelo Ferrari de Kimi e do Red Bull de Vettel, a sessão de qualificação teve um início muito lento.

Com um atraso de 50 minutos em relação à hora prevista, devido às condições da pista (a chuva não dava tréguas), a Q1 arrancou com o “ comboio” de monolugares formado na saída da via das boxes. Logo nas primeiras voltas lançadas, Hamilton mostrava ao que vinha, fazendo o melhor tempo. Foi uma sessão sem grandes surpresas e que foi interrompida mais cedo, devido a uma saída de pista de Ericsson, que não conseguiu segurar o seu Caterham, prejudicando Sutil e Maldonado que tentavam ainda chegar à Q2. A única nota de destaque foi a entrada de Vettel para as boxes com problemas no carro que foram rapidamente reparados.

De fora na Q1 ficavam Ericsson, Chilton, Kobayashi, Bianchi, Sutil e Maldonado.

A Q2 foi interrompida logo no inicio devido a um acidente entre Kvyat e Alonso. O espanhol entrou muito largo na curva e o russo vendo isso, atirou-se para dentro da curva. Quando Alonso vai a acabar de virar, dá-se um contacto forte entre os dois carros. Alonso deveria ter tido mais cuidado ao ter entrado mais largo na curva, mas as condições de visibilidade eram mínimas e não permitiam ver quem estava atrás de si. Kvyat poderia também ter sido mais cauteloso na sua manobra. Culpas repartidas. Kvyat apenas teve de trocar de asa dianteira, enquanto que Alonso ainda suou, pois uma parte da suspensão ficou danificada e apenas o excelente trabalho dos mecânicos Ferrari permitiu que voltasse à pista. Magnussen teve uma saída de pista quando era 8º, entrando logo de seguida nas boxes, não regressando mais à pista, pois o tempo que tinha disponível era demasiado curto para conseguir melhorar o seu registo. Ficou a ver pela tv a luta pela 10ª posição. Primeiro foi Button a sair da zona de perigo ( por pouco). Grosjean ainda sonhou com a Q3, tal como Kvyat, mas Vergne tirou lhes a vaga. Muita sorte para a McLaren e a Williams com uma má escolha de pneus  ficava para trás. Na frente tudo estava calmo com a Mercedes a dominar as operações.

Ficavam assim de fora na Q2 Grosjean, Bottas, Perez, Massa, Gutierrez e Kvyat.

Na Q3, os tempos que realmente contaram foram cronometrados logos nas primeiras voltas. Hamilton ficava mais uma vez em primeiro, Vettel surpreendia e ficava em 2º e Rosberg 3º. Dai para baixo Hulkenberg foi melhorando, assim como Alonso que conseguiu um excelente 4º, Kimi não foi além do 6º , Button com uma escolha de pneus errada ficou-se pelo 10º com o seu companheiro de equipa a ficar mais uma vez à sua frente. As ultimas tentativas de melhorar tempos revelaram-se infrutíferas e o grid ficava assim definido.



Destaques:

Mercedes: 
Mais uma pole para Hamilton e mais um 3º para Rosberg. São os melhores neste momento e não há nada que contrarie isso. Hamilton poderá finalmente ver o pódio este fim de semana se não der a “tosse” ao seu monolugar.

Red Bull: 
Vettel ainda temeu o pior quando o foi obrigado a regressar às boxes na Q1, com problemas no carro. Mas tanto ele como Ricciardo passaram sem problemas de maior e o 2º lugar de Vettel é mais um indicativo do excelente desenho do seu carro. Se este RB10 tivesse um motor Mercedes a história poderia ser muito mais parecida ao ano passado. Newey fez um carro brilhante e é provável que quando os motores Renault voltarem a ser competitivos a luta entre Red Bull e Mercedes sejam muito interessante. Ricciardo foi mais discreto desta vez mas um 5º lugar não é nada mau.

Ferrari: 
Kimi parecia estar a subir de forma e o seu monolugar também. Mas na qualificação viu-se que o finlandês ainda não está confortável com a sua máquina. Já Alonso, depois do toque com Kvyat ficou com a direcção danificada tornando o carro muito difícil de conduzir, mas mesmo assim fez 4º. Visivelmente contente com a sua prestação e com motivos para isso, o espanhol fez mais uma das suas. Fazer muito com pouco.

McLaren: 
Tínhamos grandes expectativas para a equipa, mas o pacote de melhorias não trouxe benefícios visíveis. Os McLarens são fracos em condições de chuva e hoje só com sorte conseguiram chegar à Q3. Button arriscou com os pneus intermédios, mas a aposta não resultou. Magnussen em 8º também não brilhou como em Melbourne. Se chover a corrida será mais difícil. 

Force India: 
Mais uma vez Hulkenberg a mostrar o seu talento. Excelente 7º lugar, comparado com o 14º de Perez. Até é pecado este alemão não estar numa equipa melhor. Perez… a desiludir mais uma vez. Para quando o regresso do Perez que conhecíamos? Hulkenberg no top 5 é possivel. O homem tem capaidade para isso e muito mais.

Toro Rosso:
Já se sabe que quando chove, Vergne brilha e hoje não comprometeu. Conseguiu passagem à Q3 e um muito positivo 9º lugar. Kvyat esteve menos bem hoje ficando-se pelo 11º. Mas falhou a passagem à Q3 por pouco. Uma surpresa a equipa continuar na primeira metade da tabela.

Williams:
Prometem muito, mas até agora pouco vimos. Continuam com problemas de aderência na traseira e isso em chuva torna-se 2 vezes pior. Nunca mostraram ritmo para chegar alem da Q2. Estarão por certo a pedir que não chova amanhã pois só assim conseguirão pensar em ter resultados positivos.

Sauber: 
Pouco a dizer. Sutil ficou-se pela Q1, sendo prejudicado pela bandeira vermelha provocada por Ericsson. Mas devia ter feito melhor. Gutierrez em 12º não esteve longe da Q3, fazendo muito melhor que o seu colega. Muito trabalho pela frente para esta equipa. E para este fim de semana pouco se espera deles.

Caterham: 
Depois do brilharete na ultima qualificação, não conseguiram surpreender. Ericsson nada mostrou e Kobayashi conseguiu fazer 20º. Já sabíamos que a equipa ainda tinha muito para evoluir e confirmou-se.

Marussia: 
Bianchi de volta ao lugar que é seu, que é na frente dos Caterham e do seu colega de equipa. O 19º abre expectativas para uma prova calma para o francês. Chilton em 21º não surpreendeu nem desiludiu.

Lotus: 
A equipa tem ainda muito trabalho pela frente. Grosjean já conseguiu lutar por uma vaga pela Q1 e Maldonado não pode melhorar o seu tempo ficando na Q1. A Lotus tem tentado tudo para melhorar. Os resultados mais positivos poderão tardar mas virão por certo.


Para amanhã espera-se menos chuva do que hoje, mas já se sabe que na Malásia o tempo é sempre imprevisível. Mercedes com claro favoritismo e muitas interrogações dai para baixo. Se a pista estiver seca introduz-se um novo factor que é a degradação dos pneus. Tudo para confirmar amanhã às 9.


Fontes:
autosport.com
f1today.net


Fotos:
retiradas de google.pt


Fábio Mendes



sexta-feira, 28 de março de 2014

Horários 29 e 30 de Março

Retomamos o nosso espaço de informação das provas motorizadas aos fins de semana. No primeiro fim de semana "cheio" de provas, temos a apresentar 3 modalidades: F1, Indycar e o nosso, Fafe Rally Sprint, esse traçado mítico do antigo Rally de Portugal.

Fiquem com os horários.

Sábado, 29 de Março
Indycar Series – St. Petersburg
14h – Treinos livres
18h – Qualificação

Fafe Rally Sprint –  Fafe
a partir das 14.15h

Fórmula 1 – Malásia
05h – Treinos livres
08h – Qualificação

Domingo, 30 de Março

Indycar Series – St. Petersburg
13.45h – Warm Up
18h - Corrida

Fórmula 1 – Malásia
09h – Corrida




Pedro Mendes

Fafe Rally Sprint 2014 - Espectáculo dos ralis de volta a “Casa”.

É já neste fim-de-semana que se ouvirão de novo o som dos motores pelo mítico troço de rally Fafe/Lameirinha, com a realização da 3ª edição do Fafe Rally Sprint, evento que promove o Rally de Portugal, que se realiza na próxima semana por terras algarvias e alto alentejanas.

Numa versão reduzida do famoso troço, sendo percorridos pouco mais que 6km, dos 19 que compõe a especial Fafe/Lameirinha, não deixando de passar nos históricos saltos da Pereira e Pedra sentada, a famosa e vertiginosa descida do Confurco, e o santuário dos ralis em Portugal, o asfalto da Lameirinha, que junta milhares de pessoas, fazendo daquele belíssimo espaço natural, um autêntico estádio de…rally.

Num evento que promete de novo uma enchente ao nível de público, muitos serão aqueles que não perderão a oportunidade de ver as máquinas e os pilotos do mundial de ralis actual, e também muitos dos pilotos e carros que fizeram parte da historia do Rally de Portugal ao longo das últimas décadas, numa autentica mistura de gerações, que fará reviver memorias do Rally de Portugal, quando este se disputava a norte e centro do pais.

Fafe é sem dúvida um marco histórico para todos os amantes de rally, pela sua tradição, mística e acima de tudo, pelos fervorosos fãs nortenhos, que “respiram rally” por todos os poros do corpo. Da nossa parte, lá estaremos, bem de perto, para sentir e transmitir todas as emoções de um dia, pelo qual se esperou um ano inteiro. Venha o Fafe Rally Sprint.

Quanto à lista de inscritos, e aos pilotos do mundial presentes, algumas novidades relativamente aos outros anos, umas boas outras nem por isso:

S. Ogier faz a sua estreia neste evento, ele que em 2013 o francês não pode estar presente no evento por doença. O piloto será no entanto o único dos pilotos da Volkswagen a marcar presença na “catedral”. 

Outra das novidade será a presença da Hyundai com o I20 WRC, que apenas trás a Fafe D. Sordo, que vem defender o titulo conquistado em 2013.

Quanto à Ford e à Citroen, apresentam-se com os pilotos habituais (excepto M. Hirvonen) nas provas do mundial. Pela equipa “oval” E. Evens e sempre espectacular O. Tanak e pela Citroen M. Ostberg e C. Meeke são os pilotos que prometem dar espectáculo aos milhares que se deslocarão a Fafe, e também serão sempre candidatos a vencer a prova. A este nível ninguém gosta de perder nem a “feijões”.

Também M. Prokop marcará presença mais uma vez no evento.

Nos principais ausentes, destaque para R. Kubica , A. Mikkelsen, T. Neuville e M. Hirvonen são os mais notados.

Entre os portugueses, a “carne está toda no assador”. R. Moura e P. Meireles em Skoda Fabia S2000, juntando-se à frota dos Fiestas R5 de Rui Madeira, D. Salvi, J. Barros e Bernardo Sousa, que prometem uma intensa luta pelo lugar de “melhor português”, que com toda a certeza será intensa e bem interessante de seguir.

Por último destaque o regresso de Joaquim Santos aos ralis. O famoso piloto que se notabilizou na década de 80 com o famoso Ford Escort RS 1800 da Team Diabolique, também estará presente, ao volante de outro carro com que também se notabilizou, o Sierra Cosworth 4x4.

Confira agora a lista completa de participantes, pois haverá muitos mais piltos presentes, que darão espectáculo garantidamente.




HORÁRIOS:

1ª Manga – 14h15

2ª Manga – 15h15

Final (última manga) – 16h40



Dados lançados, e tudo a posto para mais uma edição do Fafe Rally Sprint. O rally está de volta à catedral, e com ele também nós por lá estaremos mais uma vez, a um sítio que não nos cansamos de visitar. A imensidão, o espírito, a áurea envolvente, a saudade, a paixão…tudo nos move. O asfalto da Lameirinha será pequeno para tantos nomes que por ali brilharam. Mas apenas três lá estão e continuam imortalizados…sábado é dia de relembra-los.

Next Saturday, McRae, Burns and Toivonen are back…!!!


Até Fafe…e hoje mais do que nunca…if in doubt flat out!!!


Imagens da prova do ano passado:






Carlos Mota

Treinos Livres F1 - Malásia

A Mercedes começa melhor na Malásia do que a concorrência. Nos primeiros treinos livres, Hamilton foi o mais rápido, seguido de Raikkonen e Rosberg. Na segunda sessão de treinos, foi a vez de Rosberg ficar na frente do pelotão, seguido novamente de Raikkonen (cuidado com os Ferrari) e Vettel, que continua a ter problemas no sensor de fluxo do combustível do Red Bull.

Quem continua com muitos problemas é a Lotus. Os dois pilotos na primeira sessão fizeram 6 voltas, sem contabilizar nenhum tempo e na segunda, apenas Grosjean saiu para a pista, fazendo 14 voltas e o tempo de 01:42.531.


Destaques:

Mercedes mantém a liderança e o favoritismo para esta corrida e provou-o nos treinos, mas há que sinalizar que a Ferrari e a McLaren parecem poder ameaçar mais os "Silver Arrows".

A Williams não trouxe melhorias para este GP, o que preocupa Massa, que pensa que a equipa poderá perder a vantagem que tem neste momento, em relação às outras equipas. Ainda assim espera-se bastante dos Williams.

A McLaren trouxe um pacote de melhorias muito agressivo, com um novo nariz ( ainda mais feio que o anterior, diga-se). Ainda há muito trabalho a ser feito mas a equipa parece dar os passos certos para ameaçar a Mercedes.

Raikkonen mostrou-se pela primeira vez este ano. Mais confortável no carro, o finlandês finalmente mostrou algum do seu enorme talento. A Ferrari parece poderá mostrar algo mais este fim de semana. Veremos se não voltam a desiludir.

Muito problemas ao nível da travagem para os carros. Muita gente a bloquear as rodas e a sair de pista. Além disso, as temperaturas que se fazem sentir estragaram o dia a muitos pilotos.

Red Bull parece estar a evoluir cada vez mais. Ainda é prematuro mas a 2ª sessão de treinos é um bom indicador para o que ai vem. 



Tempos da 1ª sessão de treinos:


Pos. 
Piloto
Equipa
Tempo
Voltas
1. 
 L. Hamilton
Mercedes
01:40.691
19
2. 
 K. Raikkonen
Ferrari
01:40.843
20
3. 
 N. Rosberg
Mercedes
01:41.028
19
4. 
 J. Button
McLaren
01:41.111
20
5. 
 K. Magnussen
McLaren
01:41.274
18
6. 
 J. Vergne
Toro Rosso
01:41.402
15
7. 
 S. Vettel
Red Bull
01:41.523
9
8. 
 N. Hulkenberg
Force India
01:41.642
19
9. 
 F. Massa
Williams
01:41.686
23
10. 
 V. Bottas
Williams
01:41.830
22
11. 
 F. Alonso
Ferrari
01:41.923
14
12. 
 D. Ricciardo
Red Bull
01:42.117
20
13. 
 A. Sutil
Sauber
01:42.365
21
14. 
 D. Kvyat
Toro Rosso
01:42.869
21
15. 
 E. Gutiérrez
Sauber
01:42.904
23
16. 
 J. Bianchi
Marussia
01:43.825
18
17. 
 M. Ericsson
Caterham
01:45.775
24
18. 
 M. Chilton
Marussia
01:46.911
10
19. 
 K. Kobayashi
Caterham
01:51.180
5
20. 
 S. Perez
Force India
no time
2
21. 
 P. Maldonado
Lotus
no time
2
22. 
 R. Grosjean
Lotus
no time
4

Segundos treinos livres:

Pos. 
Piloto
Equipa
Tempo
Voltas
1. 
 N. Rosberg
Mercedes
01:39.909
30
2. 
 K. Raikkonen
Ferrari
01:39.944
30
3. 
 S. Vettel
Red Bull
01:39.970
30
4. 
 L. Hamilton
Mercedes
01:40.051
32
5. 
 F. Alonso
Ferrari
01:40.103
29
6. 
 F. Massa
Williams
01:40.112
34
7. 
 D. Ricciardo
Red Bull
01:40.276
29
8. 
 J. Button
McLaren
01:40.628
28
9. 
 V. Bottas
Williams
01:40.638
35
10. 
 N. Hulkenberg
Force India
01:40.691
34
11. 
 J. Vergne
Toro Rosso
01:40.777
33
12. 
 K. Magnussen
McLaren
01:41.014
20
13. 
 A. Sutil
Sauber
01:41.257
28
14. 
 D. Kvyat
Toro Rosso
01:41.325
32
15. 
 E. Gutiérrez
Sauber
01:41.407
34
16. 
 S. Perez
Force India
01:41.671
25
17. 
 R. Grosjean
Lotus
01:42.531
14
18. 
 M. Chilton
Marussia
01:43.638
20
19. 
 J. Bianchi
Marussia
01:43.752
29
20. 
 M. Ericsson
Caterham
01:45.703
31
Fontes:
gpupdate.net
Foto:
skysports.com

Pedro Mendes