quarta-feira, 1 de outubro de 2014

WRC – Rally de França (Antevisão) - Asfalto francês, no regresso do WRC ao “velho continente”.

foto: André Lavadinho @World
E está de volta o Campeonato do Mundo de Ralis. A caravana do WRC visita desta vez a França numa prova sempre muito concorrida pelos pilotos da casa, pois estes são verdadeiros especialistas neste tipo de pisos e por isso não é de estranhar a boa lista de inscritos na classe “rainha” dos ralis, com nada mais nada menos 22 World Rally Cars inscritos para a prova gaulesa.

Entre os destaques dos pilotos que regressam ao WRC, e começando por ai, temos o piloto holandês D. Kuipers ao volante de um Fiesta RS WRC apoiado pela M-Sport, fazendo assim o seu regresso ao mundial de ralis, um piloto já com alguma experiência a este nível, mas sempre com resultados bem modestos. Também em Fiesta RS WRC da M-Sport, Y. Protasov repete a aparição na categoria máxima, ele que se encontra ainda em luta pelo WRC2, mas pelas limitações inscrições na segunda categoria, o piloto ucraniano nas provas que não fazem parte das suas escolhas para pontuar para o WRC2, ganha ritmo e experiência ao volante de um…WRC, nada que uma boa carteira recheada de Euros não possa suportar.


Também o irmão mais velho do recente campeão do mundo de Rally Cross, Petter Solberg vai marcar presença no rally francês, H. Solberg também estará presente na prova.

foto: André Lavadinho @World
A última novidade a nível de “privados” é J. Maurin, o jovem piloto francês, que tem evoluído no WRC2, conseguiu reunir apoios para correr com um WRC, no rally “da casa”, um prémio justo para um jovem com muito talento.

Como desta vez começamos ao contrario, agora falamos dos de sempre, os candidatos, as equipas oficiais, os pilotos que rodaram na frente do pelotão do WRC a partir de agora.

A Volkswagen apresenta-se na prova francesa da mesma maneira que se apresenta em todas as outras provas, com objectivos claros de vencer, pois esse é o único resultado que interessa. Tem homens para isso e tudo o que não seja vencer, acaba por ser um “meia surpresa”. Mas desta vez pode ser o duelo decisivo, visto que Ogier pode já festejar o título em casa, um cenário que seria prefeito para o francês. Ogier e Latvala continuarão desta maneira com o seu “duelo de titãs”, onde o francês leva uma boa vantagem sobre o seu colega de equipa, tendo tudo para revalidar o ceptro mundial. Ao Finlandês resta lutar para vencer todas as provas até final da temporada, porque Latvala também não sabe andar de outra maneira, que não seja a fundo. Promete.

foto: André Lavadinho @World
A Citroen tem ganho ao longo desta temporada um piloto. K. Meeke que vem em crescente de forma e já mostrou que pode “chatear” a armada da Volkswagen. Meeke quererá fazer de novo uma boa prova, e um pódio não seria uma surpresa. O pódio tem três lugares à escolha... Vamos ver.

Quanto a Ostberg, de esperar uma prova bem complicada para o piloto Norueguês, bem longe da melhor forma, e pisos de asfalto não são de todo o seu ponto forte.


A Ford é sempre uma incógnita, pois não sabemos o que esperar a cada rally que passa. Hirvonen é capaz do melhor e do pior, Evans é um jovem sem muita experiência, embora tenha já dado bons apontamentos, e Kubica só é praticamente capaz do pior. Que comece o rally para se perceber onde se irão posicionar cada um deles, embora do polaco já temos uma pequena ideia de onde ele se irá posicionar. Esperar para ver.

foto: André Lavadinho @World
Por último a Hyundai, que depois da grande vitória na Alemanha, veio o desastre total na Austrália, com a clara prova que o I20 WRC tem muito ainda para crescer. Mas a verdade é que em asfalto a equipa Coreana tem as distâncias encurtadas para a concorrência, que mais não seja por apresentar um trio de pilotos todos eles especialistas em asfalto. Neuville, Sordo e Bouffier são as setas apontadas pela Hyundai que podem almejar a um bom lugar na geral final, se sair daqui um pódio seria bem positivo, veremos.


Está passada em revista os intervenientes, fica a lista completa de inscritos no WRC:


1FRAS. OGIER
FRAJ. INGRASSIA
VOLKSWAGEN MOTORSPORT
VOLKSWAGEN POLO WRC
MRC11
2FINJ. LATVALA
FINM. ANTTILA
VOLKSWAGEN MOTORSPORT
VOLKSWAGEN POLO WRC
MRC11
3GBRK. MEEKE
IRLP. NAGLE
CITROËN TOTAL ABU DHABI WRT
CITROËN DS3 WRC
MRC11
4NORM. OSTBERG
SWEJ. ANDERSSON
CITROËN TOTAL ABU DHABI WRT
CITROËN DS3 WRC
MRC11
5FINM. HIRVONEN
FINJ. LEHTINEN
M-SPORT WORLD RALLY TEAM
FORD FIESTA RS WRC
MRC11
6GBRE. EVANS
GBRD. BARRITT
M-SPORT WORLD RALLY TEAM
FORD FIESTA RS WRC
MRC11
7BELT. NEUVILLE
BELN. GILSOUL
HYUNDAI MOTORSPORT
HYUNDAI I20 WRC
MRC11
8ESPD. SORDO
ESPM. MARTI
HYUNDAI MOTORSPORT
HYUNDAI I20 WRC
MRC11
9NORA. MIKKELSEN
NORO. FLOENE
VOLKSWAGEN MOTORSPORT II
VOLKSWAGEN POLO WRC
TRC11
10POLR. KUBICA
POLM. SZCZEPANIAK
RK M-SPORT WORLD RALLY TEAM
FORD FIESTA RS WRC
TRC11
11NLDD. KUIPERS
BELR. BUYSMANS
M-SPORT WORLD RALLY TEAM
FORD FIESTA RS WRC
RC11
12UKRY. PROTASOV
UKRP. CHEREPIN
M-SPORT WORLD RALLY TEAM
FORD FIESTA RS WRC
RC11
16NORH. SOLBERG
AUTI. MINOR
HENNING SOLBERG
FORD FIESTA RS WRC
RC11
20FRAB. BOUFFIER
FRAX. PANSERI
HYUNDAI MOTORSPORT N
HYUNDAI I20 WRC
TRC11
21CZEM. PROKOP
CZEJ. TOMANEK
JIPOCAR CZECH NATIONAL TEAM
FORD FIESTA RS WRC
TRC11
22FRAJ. MAURIN
FRAN. KLINGER
JULIEN MAURIN
FORD FIESTA RS WRC
RC12


foto: @World
Em WRC2 está o nosso grande motivo de interesse, Bernardo Sousa e Hugo Magalhães estão de regresso o mundial, com o seu Fiesta S2000 e com aspirações a um bom resultado final. É claro que os pilotos da casa têm um melhor conhecimento do terreno, mas o nosso compatriota tem qualidade, e rapidez para em condições normais por em sentido toda a concorrência na segunda categoria do Mundial de Ralis. P. Tidemand, bem como os franceses Chardonnet e Gilbert serão os grandes adversários de B. Sousa numa batalha que se antevê também aqui bem animada, mas com aspirações reais a sorrir às cores portuguesas. Esse é também o nosso desejo e fica aqui desde já os votos de uma boa prova para a dupla portuguesa, da parte de toda a equipa do Chicane Desportos Motorizados, e que venha de lá essa vitória lusa.

Lista de inscritos do WRC2:

32SWEP. TIDEMAND
SWEP. BARTH
PONTUS TIDEMAND
FORD FIESTA R5
WRC2RC23
35PRTB. SOUSA
PRTH. MAGALHAES
BERNARDO SOUSA
FORD FIESTA RRC S2000
WRC 2RC23
36FRAS. CHARDONNET
FRAT. DE LA HAYE
TOP TEAMS BY MY RACING
CITROËN DS3 R5
WRC 2RC23
38GRCJ. SERDERIDIS
BELF. MICLOTTE
JOURDAN SERDERIDIS
FORD FIESTA R5
WRC2RC23
39FRAQ. GILBERT
BELR. JAMOUL
QUENTIN GILBERT
FORD FIESTA R5
WRC2RC23
40POLJ. KOLTUN
POLI. PLESKOT
C-RALLY
FORD FIESTA R5
WRC2RC23
42FRAJ. HELOISE
ITAR. MOMETTI
TOP RUN SRL
SUBARU IMPREZA WRX GR.N
WRC2RC23
43AUTC. BRUGGER
AUTJ. HEIGL
BAS MOTORSPORT SRL
MITSUBISHI LANCER EVO X GR.N
WRC2RC23
49GBRM. MCCORMACK
GBRJ. MORGAN
MARTIN MCCORMACK
FORD FIESTA R5
WRC2RC23



Horários das especiais cronometradas:

DAY 1 - 03.10.2014
SS1COL DE LA CHARBONNIÈRE 111.1108:44TO RUN
SS2VOSGES - PAYS D'ORMONT 134.3409:35TO RUN
SS3PAYS DE SALM 19.5910:24TO RUN
SS4COL DE LA CHARBONNIÈRE 211.1114:03TO RUN
SS5VOSGES - PAYS D'ORMONT 234.3414:54TO RUN
SS6PAYS DE SALM 29.5915:43TO RUN
SS7STRASBOURG4.6720:00TO RUN

DAY 2 - 04.10.2014
SS8VALLÉE DE MUNSTER 118.9008:30TO RUN
SS9SOULTZEREN - LE GRAND HOHNACK 119.9309:12TO RUN
SS10PAYS WELCHE - RIQUEWIHR 121.4909:46TO RUN
SS11VALLÉE DE MUNSTER 218.9012:35TO RUN
SS12SOULTZEREN - LE GRAND HOHNACK 219.9313:17TO RUN
SS13PAYS WELCHE - RIQUEWIHR 221.4913:51TO RUN
SS14MULHOUSE4.8618:00TO RUN

DAY 3 - 05.10.2014
SS15FORÊT DE LA PETITE PIERRE 112.3307:30TO RUN
SS16FORÊT DE SAVERNE 119.3608:18TO RUN
SS17FORÊT DE LA PETITE PIERRE 212.3310:44TO RUN
SS18FORÊT DE SAVERNE 2 (POWER STAGE)19.3612:05TO RUN

Estas são as primeiras do Rally de França, prova que pode desde já atribui o título de campeão do mundo a Ogier, quando faltarão mais duas provas para o final do campeonato, após a jornada francesa. Esse será aliás o grande motivo de atração da prova, contudo acreditamos que Latvala não irá em festas, e tudo fará para adiar a festa do seu colega de equipa.


Ficam as despedidas, para já, pois o fim-de-semana promete, e nos estaremos deste lado para lhe dar a conhecer todas as incidências da prova francesa.
Acompanhe tudo sobre o mundo dos desportos motorizados no nosso blogue, e na nossa página de facebook.

Até la…mesmo no asfalto…if in doubt flat out.

Carlos Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário