sexta-feira, 10 de outubro de 2014

MotoGP: Pilotos são ouvidos relativamente à segurança

foto in: motogp.com
A Comissão de Segurança do MotoGP, reuniu-se hoje para discutir alguns tópicos que levantaram dúvidas no último G.P. de Aragão. As dúvidas não foram levantadas pelas equipas, pela organização, pelos donos dos circuitos nem tão pouco, pela FIM (Federação internacional de motociclismo), mas sim pelos próprios pilotos.
Em Aragão vários pilotos caíram e Valentino Rossi foi o mais prejudicado, tendo recebido apoio hospital e passado a noite em observação. O gosto pela velocidade não se compara com a preservação da segurança dos pilotos. E foi isso que a comissão debateu. 

A maioria, se não todas, as quedas em Aragão foram causadas pela relva artificial que foi colocada nas
laterais da pista espanhola. Como em Aragão, vários circuitos por onde passa o MotoGP têm este tipo de relva instalada, já que foi um pedido da Comissão de Segurança, há algum tempo.

foto in: acidmoto.ch
Depois do que aconteceu em Espanha, os pilotos pediram que a Comissão revisse a sua posição, sendo que foi decidido hoje, que vão ser retirados dos circuitos a relva artificial, visto que quando a relva fica molhada, as motos escorregam bastante e os pilotos não as conseguem “segurar”.
Uma decisão acertada, pelo que vi
mos em Aragão, e que mostra respeito da Comissão perante as incertezas dos pilotos, que apenas querem competir.

Outra questão abordada foi o sistema “bandeira a bandeira”, em que é mostrada a bandeira branca com cruz vermelha nos postos onde chove, não sendo declarado pela direcção de prova, corrida molhada, mas que avisa os pilotos apenas nesses locais. Se a pista ficar extremamente molhada, a bandeira branca é mostrada, indicando que os pilotos podem trocar de moto, com pneus de chuva.

foto in: dw-sport.blogspot.pt/
O problema é que a decisão depende inteiramente dos pilotos, como sucedeu com Márquez e Pedrosa, que a poucas voltas do fim da prova espanhola, caíram porque não tinham ainda trocado de moto. A Comissão de Segurança pensa que este é o melhor sistema que podem ter, mas estão a ponderar obrigar os pilotos a irem às boxes trocar a montada, aquando da bandeira branca.

Basicamente, a Comissão de Segurança, que tem elementos da FIM e da Dorna (organizadora do MotoGP), pretende consolidar a segurança e protecção dos pilotos em plena competição.

Curioso como nem todos pensam assim!

fonte:motogp.com

Pedro Mendes

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