segunda-feira, 15 de setembro de 2014

WRC: Rally da Austrália. Análise aos pilotos.

É hora de analisar o desempenho dos pilotos que ficaram no top 10. Grande destaque para os pilotos VW como é óbvio.


Ogier: 
Foi dura e intensa a luta com J. M. Latvala, daquelas que prendem os olhos à tela do computador até a decisão final. É claro e bem evidente que estes dois são de um nível diferente, o que eleva ainda mais o mérito de Ogier, pois ele tem concorrência à altura e esta foi a prova disso mesmo. Caminha a passos certos para o segundo título, cheio de mérito pois este francês tem talento para dar e vender. Bater Latvala no braço quando este não vai “à vala”, não é o para todos, é só para Ogier. Nota máxima é claro.


Latvala: 
A carreira deste grande piloto é feita de “se´s”, e desta vez “se” não fosse uma má escolha de pneus no troço mais longo da prova, com perda de 11´s para Ogier, poderíamos ter outro desfecho nesta prova. Claro está que tudo isso é teoria, mas na prática Latvala podia e tudo fez para levar de vencida o seu colega de equipa. Este Finlandês é bom, é muito bom, faz apaixonar multidões, faz nos gostar de rally, prendo-nos à televisão e os fãs à estrada. Bravo Jari, e leva nota máxima só pela forma como encarou esta prova após a desilusão na Alemanha.


Mikkelsen:
Bom rally do piloto Norueguês, que lutava pela 3º posição com Meeke, até que este foi penalizado em 1 minuto, deixando o Mikkelsen bem tranquilo a gerir a sua 3ª posição, fechando assim um pódio todo ele Volkswaegn. Melhor que isto? Era muito difícil.





Meeke:
Chegou a liderar a prova no primeiro dia, no segundo já andava envolvido em luta com Mikkelsen pelo 3º lugar, até a já falada penalização. Acabou por terminar em 4º lugar, numa prova em que provou de novo ter lugar na próxima temporada na marca francesa.





Hirvonen:
Ainda deu um ar da sua graça no primeiro dia, mas foi sol de pouca dura. Os dias seguinte voltaram a colocar o piloto da Ford onde ele tem andado habitualmente. Em todo o caso, isto não parece apenas problemas de piloto. Estará este Fiesta no limite da sua evolução? 5º lugar final, e mais alguns pontinhos e melhor Ford em prova.




Paddon:
Bom rally do neozelandês, sendo sempre o mais rápido entre os pilotos da Hyundai, mostrando que merece a continuidade na sua aposta. Acaba em 6º lugar uma prova bem difícil, e com um carro ainda com muito para evoluir neste tipo de pisos.





Neuville;
E depois da bonança vem a tempestade. Simplesmente ao lado esta prova para o piloto belga, que nunca conseguiu tempos minimamente competitivos, e que deixou a desejar muito principalmente após a histórica vitória na Alemanha. 7º lugar final, uma valente saída de pista com danos no seu I20 WRC e muito trabalho pela frente se um dia quer ser campeão do mundo.



Evans:
Discreto é o termo correto para a prova de E. Evans. Leva a nota positiva somente pela sua inexperiência nesta prova, e por ter terminado sem correr riscos desnecessários. Não era prova para Evens se mostrar, não abrilhantou, mas também não desiludiu. Este 8º lugar pode ser considerado um bom resultado.




Kubica:
É raro este momento por isso aproveitem bem amigos. Ver o polaco na analise do top 10 é uma raridade, mas aqui está ele. Bom rally de Kubica, sempre cauteloso, com um susto ainda que danificou o seu Ford Fiesta, mas que não impediu de continuar a prova e de a terminar num honroso 9º lugar. Ganhou pontos, consistência e experiência, apesar das dificuldades conhecidas Kubica desta vez levou a água a bom moinho. Muito bem Robert, é continuar assim, para bem de todos.

Atkinson:
Este piloto simplesmente não existe. A correr em casa, perante o seu público, com a possibilidade de se mostrar na tentativa de dar de novo nas vistas para conseguir mais provas na próxima temporada, o australiano faz 10º lugar na geral final, a 9:30m do vencedor e agradeça ao Ostberg pelo abandono, pois sem isso, nem um ponto havia ganho. Lembram-se quando Armindo Araújo foi despedido da Mini? Foi este Atkinson substitui-lo…Mau demais.




Carlos Mota

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