quarta-feira, 2 de julho de 2014

Formula E, os monolugares do futuro?

O primeiro teste oficial de Formula E aproxima-se, faltam apenas algumas horas e todos os olhos estão postos em Inglaterra.

Muito se tem discutido sobre estes motores elétricos, mas ainda muito pouco se sabe acerca da performance destes em pista.

Os dados oficiais apontam para 268CV de potência máxima, 780Kg de peso, 0 aos 100km/h em 3 seg. A potência maxima só será vista na qualificação e nos treinos pois em modo de corrida os carros usam um modo poupança que debita 178cv.

Tem-se especulado acerca da sua provável “lentidão”, sendo que, a velocidade máxima apontada é de 220 Km/h . A verdade é que o motor eléctrico vai trazer algumas limitações à modalidade, tais como, a restrição do tempo da corrida, devido à autonomia da bateria de lítio. Estimava-se que a duração de cada corrida fosse de apenas 45 minutos. Contudo, fizeram-se alguns esforços para tentar contornar essa situação. Um deles consiste no facto de cada piloto ter à sua disposição dois monolugares. Ou seja, de cada uma das 10 equipas fazem parte, 2 pilotos e 4 carros, o que perfaz um total de 20 pilotos e 40 carros na modalidade (ver equipas e respectivos pilotos na tabela abaixo). Assim as corridas terão duração de 1h.

O fim de semana de corrida da Formula E terá este formato:


As provas apenas decorrerão num único dia, para minimizar os transtornos para os habitantes das cidades que acolhem as corridas. De manhã haverá 1h de treinos para verificar afinações e para conhecer a pista.

A qualificação terá duração de 90 min, com os pilotos a poderem usar apenas 1 carro e com a potencia máxima. Os pilotos serão divididos em 4 grupos de 5 e o detentor da pole ganhará 3 pontos. O formato da qualificação não está claro no site oficial e há versões contraditórias noutros sites como tal ficamos por aqui e quando houver mais certezas informaremos melhor.

A corrida terá duração de 1 hora com um pit stop obrigatório para troca de carro ( sim carro. Até há na net quem diga que os pilotos terão de percorrer 100m a pé para trocar de carro. É capaz de não ser assim mas so de pensar assusta). Como dito atrás a potencia estará limitada mas haverá um “push to pass”, um botão que permitirá ao piloto usar a potencia total do carro para facilitar as ultrapassagens.


Os pontos serão dados de acordo com o modelo usado na F1.

Os monolugares foram desenhados por Frederic Vasseur, cujo conceito foi mostrado em 2008 e comprado pela Formula E Holding. Essa compra resultou na criação da Spark Racing Technology (SRT), responsável pela construção dos carros para fornecer às equipas.

O motor, a transmissão e a electrónica, ficaram a cargo da Mclaren e os pneus ficam a cargo da Michelin (tão bem conhecida em tempos, da Formula 1). As baterias são fornecidas pela Williams. Neste campeonato os carros serão todos iguais. A partir do próximo, as equipas terão mais liberdade no desenvolvimento e escolha de inovações dos seus monolugares (motores, baterias, etc…).

A FE é apontada como uma das modalidades motorizadas que vai revolucionar a alta categoria de monolugares. Como seguidora de Formula 1, considero-me bastante cética e reticente devido, sobretudo, às mudanças que ocorreram da F1 no início deste campeonato (2013/2014). Mudanças essas, que tornaram os carros mais lentos, consequentemente, as corridas  ficaram mais monótonas e, de certa forma, menos competitivas. Não esquecendo, o “som” emitido pelos monolugares… Contudo, a curiosidade em relação à FE tem sido permanente, não só, pelo misticismo que tem sido feito em torno da modalidade, bem como, dos nomes que têm sido apresentados. Alguns desses nomes já são conhecidos de outras modalidades, a F1 e a NASCAR são algumas delas. 

Já foram confirmados 16 pilotos (ver tabela abaixo), sendo que, faltam apresentar 4 pilotos para os lugares ficarem todos preenchidos. Para espanto de todos os curiosos e observadores, como eu, já foram confirmados dois nomes femininos ( Katherine Legge e Michela Cerruti ) que vão preencher dois lugares em equipas distintas (Amlin Aguri e Trulli). O que é certo, é que nesse aspeto a FE já revolucionou, visto que muito poucas foram as mulheres que competiram, até ao dia de hoje, em monolugares de alta categoria. Paira a seguinte questão… Será que o numero de aquisições femininas na Formula E termina por aqui?   

Para surpresa de todos os seguidores de António Félix da Costa, piloto português, veio hoje revelar a público que fará parte do Campeonato de FE 2014/2015. Este irá  representar a equipa Amlin Aguri e terá como colega de equipa, Katherine Legge. António Félix da Costa revela: “Creio que este é o campeonato do futuro. A Formula E fará história e estou muito entusiasmado por fazer parte deste novo projeto. Não tenho qualquer dúvida de que a inovação e os avanços tecnológicos farão parte deste campeonato.”

O 1º teste oficial decorrerá dentro de poucas horas, em Donnington Park, na Inglaterra. Segundo o site oficial este decorrerá das 9h às 13h e após hora de almoço, das 14h às 18h. Veremos como corre, quais serão as principais ilações e, também, quais serão os nomes apresentados dos lugares em falta.
           

Haverão 10 corridas no campeonato de 2014/2015:

1ª Pequim, China  (13 de setembro de 2014)
2ª Putrajaya, Malásia (18 de outubro de 2014)
3ª Punta Del Este, Uruguai (13 de dezembro de 2014)
4ª Buenos Aires, Argentina (10 de janeiro de 2015)
5ª A ser anunciada (14 de fevereiro de 2015)
6ª Miami, USA (14 de março de 2015)
7ª Long Beach, USA (4 de abril de 2015)
8ª Monte Carlo, Mónaco( 9 de maio de 2015)
9ª Berlim, Alemanha (30 de maio de 2015)
10ª Londres, Reino Unido (27 de junho de 2015)




Na tabela seguinte temos as equipas que fazem parte da Formula E, assim como, os seus respetivos pilotos:


Equipas
Pilotos
Amlin Aguri
Katherine Legge
António Félix da Costa
Andretti Autosport
Franck Montagny
A ser anunciado
Audi Sport Abt
Lucas di Grassi
Daniel Abt
China Racing
A ser anunciado
A ser anunciado
Dragon Racing
Mike Conway
A ser anunciado
e.dams-Renault
Sébastien Buemi
Nicolas Prost
Mahindra Racing
Karun Chandhok
Bruno Senna
Trulli
Jarno Trulli
Michela Cerruti
Venturi Formula E team
Stéphane Sarrazin
Nick Heidfeld
Virgin Racing
Sam Bird
Jaime Alguersuari




Élia Paulo.

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