domingo, 13 de julho de 2014

DTM: Moscow Raceway. Maxime Martin implacável, fez esquecer o rotulo de rookie e venceu de forma brilhante na Rússia.

Foi um fim de semana em grande para Maxime Martin. O homem da BMW dominou por completo as operações e quem o viu não se lembrou que se tratava de um rookie, tal a qualidade do seu desempenho.
O início da corrida foi bastante movimentado do 3º lugar para baixo, com os homens que largaram da frente a manter as posições, enquanto que atrás havia muita mudança, com Rockenfeller a cair 4 lugares, devido à escolha dos pneus duros para o início da prova. Tambay, Ekstrom, Wittmann e Glock aproveitaram as primeiras voltas para subir na classificação (todos com macios). Destaque para Vietoris que subiu 12 posições.


Félix da Costa era 13º e o seu andamento não era o melhor, com os pneus duros, numa estratégia claramente virada para 2º stint com pneus macios.

Green e Di Resta eram obrigados a abandonar a corrida mais cedo, enquanto Martin continuava a cavar o fosso para Spengler que não tinha argumentos para o belga.

A meio da corrida o Audi de Scheider parou a meio da recta da meta o que levou à entrada do Safety Car. Embora pudessem parecer boas noticias para os pilotos que escolheram fazer a segunda parte da corrida com os pneus macios, a verdade é que seriam prejudicados por atrasar a entrada para as boxes, ficando com menos voltas com os pneumáticos mais rápidos para recuperar o tempo perdido.

Na saída do SC de pista e logo na 3ª curva, Rockenfeller cometeu um erro que lhe poderá ter custado a corrida para o titulo. Depois de uma corrida gerida de forma inteligente, o alemão apertou com Tambay e o Audi do francês fez um pião levando consigo Rockenfeller. Desistência para ambos e contas muito mais complicadas no campeonato. 

Nova entrada do SC que demorou uma eternidade a sair da pista. A corrida foi retomada com Martin de novo em grande, mesmo com os pneus duros. Mais atrás Farfus, Molina e Da Costa trocavam para os pneus macios e iniciavam o último ataque, mas com a demora do safety car, tinham muito pouco tempo para fazer render a estratégia. 


Com o tempo de corrida esgotado, o número total de voltas ficou por cumprir, prejudicando quem apostou tudo na última parte da corrida. Vitória para Martin, seguido de Spengler e Ekstrom que volta ao pódio depois de Norisring (e de ter vencido a prova do WRX).



Classificação final:

Pos Driver Team/Car Time/Gap

 1. Maxime Martin           RMG BMW            1h15m09.422s
 2. Bruno Spengler          Schnitzer BMW      +4.259s     
 3. Mattias Ekstrom         Abt Audi           +9.454s     
 4. Marco Wittmann          RMG BMW            +9.591s     
 5. Nico Muller             Rosberg Audi       +10.740s    
 6. Timo Glock              MTEK BMW           +15.632s    
 7. Christian Vietoris      HWA Mercedes       +16.553s    
 8. Pascal Wehrlein         HWA Mercedes       +19.300s    
 9. Edoardo Mortara         Abt Audi           +20.987s    
10. Augusto Farfus          RBM BMW            +21.110s    
11. Antonio Felix da Costa  MTEK BMW           +21.636s    
12. Miguel Molina           Abt Audi           +21.668s    
13. Martin Tomczyk          Schnitzer BMW      +27.181s    
14. Robert Wickens          HWA Mercedes       +28.109s    
15. Daniel Juncadella       Mucke Mercedes     +28.625s    
16. Gary Paffett            HWA Mercedes       +29.039s    
17. Joey Hand               RBM BMW            +29.759s    
18. Vitaly Petrov           Mucke Mercedes     +39.933s    
                                                           
Retirements:                                               
                                                           
    Adrien Tambay           Abt Audi            27 laps    
    Mike Rockenfeller       Phoenix Audi        27 laps    
    Timo Scheider           Phoenix Audi        22 laps    
    Paul di Resta           HWA Mercedes         8 laps    
    Jamie Green             Rosberg Audi         6 laps

BMW:


Um fim de semana em cheio. A Rússia sorriu e de que maneira aos homens de Munique que conseguiram diminuir o fosso que tinham para a Audi e mantiveram o líder do campeonato na frente. Martin está a crescer e pode tornar-se um caso sério. As prestações do belga não passam despercebidas a ninguém. Spengler não teve ritmo para Martin mas conseguiu o 2º posto (subindo para 3º da geral) e Wittmann em 4º, manteve uma distância confortável para o 2º classificado. O 4º lugar caiu lhe no colo mas a sorte dos campeões também é um factor a ter em conta. Destaque para a boa corrida de Glock, em 6º com muita luta e boas ultrapassagens. A BMW sai claramente a ganhar da Rússia e se Audi volta a cometer erros assim o campeonato pode muito bem estar entregue a Wittmann e o de construtores pode ainda mudar.


Audi:


Os favoritos fizeram questão de complicar a sua vida no campeonato. Rockenfeller com um erro tremendo pode ter hipotecado as hipóteses de revalidação do titulo, levando com ele Tambay que estava também muito bem colocado. Mortara esteve longe do que já fez este ano e o 9º lugar é manifestamente pouco, Molina não conseguiu traduzir em resultados o bom andamento que tem mostrado. O único com motivos para sorrir é Ekstrom que parece de regresso à boa forma, depois de um ano penoso. O piloto voltou a subir ao pódio e consegue assim assumir a vice liderança do campeonato. Mas muita coisa  a rever na Audi. Não se pode dar assim um tiro no pé, nesta corrida que podia ter marcado a aproximação a Wittmann. Carros da mesma marca atirarem-se para fora de pista é algo que deve ter irritado bastante os chefes da Audi.


Mercedes:


O grande destaque vai para Vietoris e Wehrlein. Ambos nos pontos, fizeram uma excelente corrida e conseguiram contrariar a falta de andamento dos C Coupé com muita qualidade na condução. Somos cada vez mais fãs de Wehrlein. O jovem mostra muita qualidade e tem ainda uma grande margem de progressão. Vai ser um caso sério. Já Vietoris fez uma recuperação tremenda e pode considerar este 7º como uma vitória. Os restantes Mercedes ocuparam sem surpresa a maior parte dos últimos lugares da classificação. 


Félix da Costa:


Há fins de semana assim. O facto de não ter rodado na 2ª sessão de treinos atrapalhou a afinação do BMW, o que o fez pagar caro na qualificação. Em corrida apostou tudo no 2º stint, onde atacaria com tudo mas os safety car encurtaram lhe o tempo disponível para fazer o ataque. 11º lugar é pouco e fica de novo fora dos pontos. Notou-se que podia ter feito mais se tivesse mais tempo, mas as corridas são mesmo assim. Voltamos a colocar a questão. Fará sentido o piloto andar dividido por tantas categorias? Vai falhar as 2 primeiras corridas da Formula E, que coincidem com corridas do DTM, ou seja partirá logo em desvantagem. Assim nem se concentra numa modalidade a 100%. Será esta gestão a melhor? Desconfiamos que não.

Geral dos pilotos:


PositionDriverTeamPointsHockenheimOscherslebenHungaroringNorisringMoskau RacewayRed Bull RingNürburgringLausitzringGuangzhouHockenheim
1Marco WittmannBMW Team RMG7025-25812
2Mattias EkströmAudi Sport Team Abt Sportsline5018-21515
3Bruno SpenglerBMW Team Schnitzer418-15-18
4Edoardo MortaraAudi Sport Team Abt41-1512122
5Mike RockenfellerAudi Sport Team Phoenix35121814-
6Maxime MartinBMW Team RMG33--8-25
7Christian VietorisOriginal-Teile Mercedes AMG31-25--6
8Adrien TambayAudi Sport Team Abt28151102-
9Miguel MolinaAudi Sport Team Abt Sportsline26-818--
10Robert WickensFREE MAN´S WORLD Mercedes AMG25---25-
11Jamie GreenAudi Sport Team Rosberg24--618-
12Timo GlockBMW Team MTEK1810---8
13Augusto FarfusBMW Team RBM15410--1
14Pascal Wehrleingooix Mercedes AMG14---104
15Paul Di RestaMercedes AMG12-12---
16Nico MüllerAudi Sport Team Rosberg10----10
17Timo ScheiderAudi Sport Team Phoenix926-1-
18Martin TomczykBMW Team Schnitzer862---
19Joey HandBMW Team RBM71--6-
20António Félix da CostaBMW Team MTEK4--4--
21Gary PaffettEURONICS Mercedes AMG4-4---


Geral construtores


PositionManufacturerPointsHockenheimOscherslebenHungaroringNorisringMoskau RacewayRed Bull RingNürburgringLausitzringGuangzhouHockenheim
1Audi2234748495227
2BMW1965412521464
3Mercedes-Benz86-41-3510


:


Próxima corrida dia 3 de Agosto na Red Bull Ring. 


Fábio Mendes


Sem comentários:

Enviar um comentário