domingo, 13 de abril de 2014

WTCC – Marraquexe. Citroen diz “Veni, vidi, vici”. Domínio total da marca francesa.

Foi uma tarde animada no circuito Moulay El Hassan… Mas só da 3ª posição para baixo, pois os Citroen não largaram as primeiras posições e só não fizeram o pleno nos pódios porque Muller foi apanhado num acidente sem saber como.

Corrida 1:

A primeira largada foi completamente dominada pelos Citroen´s, que saíram muito rapidamente da linha de partida, com Lopez a defender bem a posição, seguido de Loeb e Muller que ganhou um lugar a Chilton. Mais atrás Tiago Monteiro era agressivo na saída e subia até ao 5º lugar, numa excelente largada.

Borkovic, que tinha perdido a sua posição para Monteiro, atacou forte o português, que se defendeu como pôde, com uma máquina claramente inferior. A pressão de Borkovic atingiu o pico quando deu um toque no Honda de Monteiro, danificando a traseira do carro nipónico e levando Monteiro a perder o 5º Lugar.

Monteiro ainda teve Michelisz atrás de si, mas Bennani apertou com o piloto húngaro, forçando um erro que levou Michelisz  a perder 2 posições pois H. Valente seguia atrás de Bennani em modo "espectador".

Destaque para a desistência de Huff, com problemas no turbo do seu Lada.

Chegava o final da corrida 1, com Lopez a vencer sem problemas, Loeb atrás e Muller em 3º. Dado o andamento dos “Citro´s”  no final da corrida, cheirou que a equipa tivesse ordenado que os pilotos mantivessem as posições.

Boa corrida de Monteiro que se defendeu e lutou muito mas não teve material para mais.

TOP 10 SCORECARD

01José María López14 Laps
02Sébastien Loeb+0.713
03Yvan Muller+1.607
04Tom Chilton+8.222
05Dušan Borkovic+11.849
06Tiago Monteiro+20.495
07Mehdi Bennani+25.111
08Hugo Valente+29.953
09Norbert Michelisz+44.583
10James Thompson+48.596



Corrida 2:
A corrida começava com menos dois Ladas com Huff fora com ainda problemas no motor e Thompson no hospital por ter inalado vapores de gasolina no seu carro o que com o calor extremo no interior do carro não é nada aconselhável, tal como Michelisz a ter problemas no seu Honda.

Com a grelha invertida, era Coronel que saia da pole, com Bennani em 2º. Foi mesmo este par que originou a primeira cambalhota da corrida. Logo na largada, Bennani tentou passar Coronel, mas este fechou lhe a passagem. Deu-se um contacto entre os dois carros. O contacto prolongou-se por vários metros até que Coronel perdeu o controlo do carro e embateu violentamente contra o muro. Quem não conseguiu evitar o toque contra o carro descontrolado foi Muller, que embateu também violentamente contra o Chevy.






Corrida interrompida para limpeza da pista.

Quem esteve muito bem foi Monteiro que subiu até à 2ª posição logo seguido de Loeb em 3º que esteve ainda melhor visto que largou de 9º.

No recomeço da corrida, Bennani largou bem de 1º e Monteiro sofreu logo a pressão de Loeb, que com um carro muito superior passou com facilidade o Honda.

Entretanto era atribuído um Drive-through a Bennani pelo acidente com Coronel. A meu ver foi uma penalização algo injusta, levando o piloto marroquino a cair para  a 8ª posição, ele que já tinha perdido a 1ª posição para Loeb.

Atrás de Loeb, Monteiro tentava defender –se sem sucesso de Lopez e Valente, pois o Citroen e o Chevy eram muito mais rápidos do que o Honda.

Borkovic, com problemas no carro, era obrigado a desistir, o que levou a nova entrada do Safety Car.

Quando a pista ficou livre outra vez, Loeb ganhou vantagem sobre Lopez e Valente, sem carro para acompanhar, ficou-se pelo 3º.

Mais atrás, era Bennani que iniciava uma recuperação fantástica, subindo do 8º para o 6º, atacando Chilton. Monteiro que defendia o 4º lugar, começou a perder velocidade e o carro parecia incontrolável com problemas num pneu, levando o português a acabar a corrida “a passo” apenas para garantir os pontos.

Chilton  teve de lutar bastante para não perder o presente que Monteiro lhe tinha entregue. pois Bennani vinha “com o diabo” e atacou com tudo.

Chegava a bandeira de xadrez e Loeb vencia a primeira corrida no WTCC, seguido de Lopez, Valente Chilton e Bennani(estes últimos fizeram uma "drag race" no final, com o britânico a vencer por apenas 0.026 seg).

Foi uma corrida louca com muita “chapa batida” e muitos motivos de interesse. Loeb na 2ª corrida que faz vence e mostra que veio para o WTCC não para aprender mas sim para vencer.

TOP 10 SCORECARD

01Sébastien Loeb16 Laps
02José María López+4.321
03Hugo Valente+7.598
04Tom Chilton+18.305
05Mehdi Bennani+18.331
06Mikhail Kozlovskiy+19.757
07Gianni Morbidelli+23.117
08Franz Engstler+38.957
09John Filippi+48.611
10Pasquale Di Sabatino+50.533


Destaques:

Citroen: 
Primeira corrida, primeira pole, primeira pódio, primeira vitória, primeiro 1,2,3. Um fim de semana perfeito. Provavelmente ficaram surpreendidos por ver a concorrência tão lá atrás. Lopez é para já o  líder do campeonato seguido de Loeb. Quem deve estar mais “azedo” é Muller, que vê os companheiros de equipa fugir. Deu clara impressão que os pilotos não se atacaram e que havia uma espécie de "tratado de paz" imposto, com a equipa a querer o máximo de pontos no inicio. Foi pena pois a luta entre os 3 podia ser interessante, mas a Citroen não o permitiu. Mas como Muller é pouco dado a isso e costuma responder mal quando as coisas lhe correm mal, pode ser que a coisa anime mais para a frente. Loeb entra a vencer no WTCC. É verdade que o carro é bom, mas o homem também é um grande piloto. E Lopez vem com "ganas", como tal a competição promete.

Honda:
Para esquecer. Tarquini não pôde correr e Monteiro lutou muito, mas não teve maquina para mais. O Honda é um carro muito difícil na saída de curva e em recta não tem velocidade suficiente. Uma completa desilusão e muito trabalho pela frente. Monteiro merecia mais pelo que lutou. Pode ficar contente com o seu desempenho. Para safar a honra da marca valeu Bennani, que fez um bom fim de semana, especialmente na corrida 2, onde deu tudo o que tinha. A recuperação depois da penalização foi excelente.

Chevrolet:
O único não Citroen a subir ao pódio, com Valente ao volante, embora não haja nenhuma equipa oficial. Chilton esteve bem, Borkovic para a corrida de estreia esteve também em bom plano, tendo azar na 2ª corrida. São os únicos neste momento a poder fazer frente aos Citro´s.



Lada:
Vinham em modo de teste, pois não tinham ainda rodado o carro. O carro mostra que pode fazer mais, mas ainda está longe de o fazer. Há muito trabalho de afinação para melhorar o comportamento do carro e a fiabilidade acima de tudo. Mas com os passos certos e com Huff, poderá ser que a Lada finalmente cresça e dê mais competitividade a este campeonato.


Coronel vs Bennani:
O automobilismo às vezes tem disto. Coronel ficou a perder, mas a troca de palavras entre os pilotos foi única. Coronel foi ter com Bennani ao carro e o marroquino disse lhe com as lágrimas nos olhos que a culpa não era dele e que ele nunca faria isso de propósito pois são amigos. Tarquini foi falar com Bennani tranquilizando-o e dizendo que a culpa não era dele. Algo que vale a pena ver e rever.


Tudo dito neste fim de semana de WTCC com as cores francesas a brilharem alto.

Próxima corrida já no próximo fim de semana em França no circuito Paul Ricard.

Fontes:
http://www.touringcartimes.com/

Fotos:
facebook FIA WTCC


 Fábio Mendes

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