quarta-feira, 5 de março de 2014

Lições do Bahrain - Parte 2

Continuamos com a análise, equipa a equipa, dos testes do Bahrain. Hoje com as equipas restantes: Lotus, Sauber, Marussia, Caterham, Toro Rosso e Force India.

Force India
Depois dos primeiros testes em Jerez terem sido “mornos” e “ low profile”, a Force India cresceu bastante e mostrou-se bem preparada no Bahrain. O VJM07 tem um chassis que não é mau, um bom motor (Mercedes) e tem duas componentes muito bons que vão estar localizados entre o volante e o motor: os dois pilotos. A equipa parece preparada para se tornar uma pedra no sapato das “grandes” equipas, mas depois do bom início de época de 2013, é uma irresponsabilidade se os adversários não estiverem de olho na equipa indiana. Conseguiram bons tempos, alguns deles foram os melhores das tabelas do dia e não tiveram grandes problemas durante a estadia no Bahrain. Temos muitas expectativas para ver esta equipa em acção.

Toro Rosso
Algumas pessoas defenderam (no final dos primeiros testes no Bahrain) que a Lotus seria a mais bem preparada equipa fornecida pela Renault. Devem ter mordido a língua, no final da semana passada! Nós pensamos que a Toro Rosso, estará um passinho ( pequeno) à frente das equipas “Renault”. Isto apenas pelo andamento mostrado nos últimos dois dias, porque os problemas constantes com o sobreaquecimento, têm dificultado a vida, tanto à Red Bull, como aos homens de Franz Tost. As dores de cabeça da equipa principal da bebida energética, são as dores de cabeça do “juniores” da Toro Rosso. Não acreditamos que, para já, consigam chegar aos pontos nos primeiros GP´s.

Caterham
Não temos dúvidas que já ganharam um prémio: o do carro mais feio e temos também a certeza, de que têm muito para melhorar. Se realmente este ano a equipa quer dar o passo em frente, porque senão fecha-se a “torneira” do dinheiro, a pré-temporada não é um bom prenúncio. No Bahrain estiveram atrás da Marussia na tabela de tempos, mas conseguiram fazer mais algumas voltas que a sua concorrente directa. Ou seja, embora se mostrem um pouco lentos, quando comparados com a Marussia, mostram-se também, mais fiáveis do que os russos, mesmo sendo equipados com motores Renault.

Marussia

Os russos tinham de ter bons resultados no Bahrain, depois de chegarem atrasados a Jerez. Com os testes finalizados, a Marussia, com motor Ferrari, é uma incógnita. Têm bons tempos, como por exemplo nos últimos dois dias, mas têm tido alguns problemas que afectam o carro, como é exemplo o problema eléctrico que tiveram no último dia de testes. Temos grandes dúvidas com este carro, até porque não sabemos se conseguem acabar o GP da Austrália.

Sauber
São umas das muitas incógnitas para o inicio de temporada. Se por um lado conseguem fazer bons tempos, por outro lado, têm tido problemas com o carro, que no caso do penúltimo dia, nem sequer conseguiram fazer duas voltas.
Sutil é um piloto experiente que consegue tirar (algum) proveito de carros difíceis, como já mostrou na Force India, mas Gutierrez, no segundo ano de F1, vai ter mais dificuldades. Ou a equipa de Peter Sauber consegue reagir aos resultados dos testes, ou prevemos que tenham mais um ano muito duro.

Lotus
Na nossa opinião, a seguir à Red Bull, a equipa que pior rendimento tem tido. Não foram aos testes de Espanha e no Bahrain até não começaram mal, mas os segundos testes correram muito mal. Saídas de pista, muito tempo parados na garagem e uma dupla que parece conhecer mal o carro. Parecem-nos demasiado atrasados no desenvolvimento do carro, algo que pode estar relacionado com a falta de dinheiro que reina na equipa. Se conseguirem acabar o GP da Austrália com os dois carros em pista, será uma vitória importante.

Fotos:
f1fanatic.co.uk
automobilsport.com

Pedro Mendes


Sem comentários:

Enviar um comentário