Esta semana, não há provas de F1, WRC ou WTCC, os campeonatos que aprofundamos mais, mas existem boas possibilidades para passarmos um bom fim de semana de "motores". Destacamos este fim de semana o Rallycross pela simples razão de Sebastien Loeb, nove vezes campeão do mundo de Rally, participar na prova francesa do europeu da categoria, juntamente com Petter Solberg e Kris Meeke. Sábado, 31 de Agosto
Moto GP –
Silverstone
9.00h –
Treinos livres Moto 3 (transmissão em directo na Sporttv 2)
9.55h -
Treinos Livres Moto GP (transmissão em directo na Sporttv 2)
10.55h –
Treinos livres Moto 2 (transmissão em directo na Sporttv 2)
12.35h – Qualificação
Moto 3 (transmissão em directo na Sporttv 2)
13.30h –
Treinos livres Moto GP (transmissão em directo na Sporttv 2)
14.10h –
Qualificação Moto GP (transmissão em directo na Sporttv 2)
15.05h –
Qualificação Moto 2 (transmissão em directo na Sporttv 2)
Superbikes -
Nürburgring
9.45h –
Treinos livres
15h –
Qualificação
Europeu
RallyCross – Lohéac
12h –
Treinos Livres
14.30h – Corrida
1 Touring Car
14.42h – Corrida
1 Super 1600
15.30h –
Corrida 1 Super Car
16h –
Corrida 2 Touring Car
16.12h –
Corrida 2 Super 1600
16.54h –
Corrida 2 Super Car
Domingo, 1
de Setembro
Moto GP – Silverstone
9h – Warm Up
Moto2 (transmissão em directo na Sporttv 2)
9.30h – Warm
Up MotoGP (transmissão em directo na Sporttv 2)
10h – Warm
Up Moto 3 (transmissão em directo na Sporttv 2)
11.20h -
Corrida Moto 2 (transmissão em directo na Sporttv 2)
13h –
Corrida MotoGP (transmissão em directo na Sporttv 2)
14.30h –
Corrida Moto 3 (transmissão em directo na Sporttv 2)
Superbikes -
Nürburgring
9.20h –Warm Up
12h –
Corrida 1
15.30h – Corrida
2
Europeu RallyCross – Lohéac
9.30h – Corrida 3 Touring Car
9.42h –
Corrida 3 Super 1600
10.24h –
Corrida 3 Super Car
11.22h –
Corrida 4 Touring Car
11.34h –
Corrida 4 Super 1600
12.16h –
Corrida 4 Super Car
14h – Semi final Super 1600
14.16h – Semi final Touring Car
15h – Semi final Super Car
15.16h – Final Touring Car
15.16h –
Final Super 1600
15.35h –
Final Super Car
Fotos: autosport.pt motorcycle-usa.com rallycrossrx.com nuerburgring.de Pedro Mendes
No actual calendário da F1, constam 20 circuitos, todos eles com prós e contras. Desta vez, vamos-nos focar nos prós, nos encantos das belas curvas que fazem a Fórmula 1 o desporto rei motorizado. Algumas delas são verdadeiras lendas, outras, mais recentes, já nos apaixonam.
Vamos passar a enumerá-las, logo por aquela que mais nos fascina:
1º Eau Rouge, Bélgica: Considerado por muitos como o melhor Circuito do Mundo, Spa-Francorchamps tem uma curva que não deixa ninguém indiferente, a Eau Rouge. Depois de uma recta, a antiga meta, a descer, os carros de F1 podem atingir os 300km/h antes da combinação de curva à esquerda e direita com inclinação. Actualmente os pilotos fazem-na em aceleração (quase) total, conseguindo manter a aderência necessária para se fixarem em pista, mas nem sempre foi assim. Jacques Villeneuve e Ricardo Zonta são duas das vitimas mais sonantes da F1 que bateram em plena Eau Rouge.
Em 1985, nos 1000 km de Spa, na corrida dos Sport-Protótipos, Stefan Bellof, antigo piloto de F1 embate com extrema violência em Eau Rouge, falecendo 15 minutos depois.
2º Gancho do Casino, antiga Loews, Mónaco: Acerca do Circuito do Mónaco há pouco que se possa escrever que já não saibam. Toda a gente conhece o Circuito pelas estradas estreitas, quase sem oportunidades de ultrapassagens e com a curva mais lenta de todos os circuitos. Essa mesmo, o gancho do Casino. É feita a pouco mais do limite de velocidade dentro das localidades em Portugal (50 km/h, para quem não saiba ou não quer saber!). Pensava-se que seria quase impossível uma ultrapassagem nesta curva, mas a verdade é que este ano, Sutil da Force India, enganou toda a gente e ultrapassou Fernando Alonso na Loews. Prova de que tudo é possível na F1.
3º Parabolica de Monza, Itália: Se a curva anterior é lenta, já esta é muito rápida. Os pilotos podem experimentar fazer a curva também conhecida por Curva Grande de 180º a uma velocidade entre os 150 km/h e os 200 km/h e sair para a longa recta de Monza. É uma das partes do antigo circuito de Monza, que ainda faz as delicias do pilotos e dos fãs. Só a Parabolica é "responsável" por cerca de 25% de uma volta.
Em 1970, Jochen Rindt, na altura colega de equipa deEmerson Fittipaldi, morreu depois de embater com o Lotus 72 C na Parabólica.
4º 130R, Suzuka, Japão: Talvez uma das pouco conhecidas curvas para os fãs portugueses. Trata-se da curva antes da chicane do circuito nipónico. É uma curva rápida à esquerda onde os carros de F1 podem atingir os 305 km/h, com uma força lateral de 3.5 G´s. Na memória fica a excelente ultrapassagem de Alonso na Renault, a Michael Schumacher em 2005.
5º Becketts, Silverstone, Inglaterra: Basicamente é um conjunto de curvas, um slalom, onde os pilotos tentam não travar e em vez disso levantar o acelerador. Este ano ficou ainda mais conhecida por ser onde os correctores danificaram os pneus de Pérez, Hamilton, Massa e Vergne e os fez rebentar. Mas este encadeamento de curvas é do melhor que se pode esperar no circuito que acolheu pela primeira vez um GP de F1.
6º Curva 8, Istambul, Turquia: O recente circuito da Turquia foi desenhado pelo arquitecto Hermann Tilke, responsavel por alguns dos mais aborrecidos circuito recentemente construidos, mas a curva 8, é tudo menos aborrecida. Respeitada pelos pilotos, a curva 8 é feita quase em aceleração total, podendo os carros atingir os 270 km/h. Como os pilotos têm de curvar duas vezes à esquerda em poucos segundos, sáo atingidos com uma força lateral de 5 G`s, fazendo desta curva a mais fisicamente dura do actual calendário.
7º S de Schumacher, Nürburgring, Alemanha: Assumimos logo à partida de a pista de Nürburgring é uma das nossas preferidas. A curva que agora se chama S de Schumacher, é uma curva rápida, à esquerda (depois do gancho Dunlop e antes da curva à direita Shell) a subir, onde os pilotos não têm no seu horizonte a saída da curva.
8º Curva 1, Austin, EUA: É uma das mais recentes curvas do calendário, mas ficamos apaixonados por esta curva. Faz lembrar a primeira curva de Spa, La Source, mas no sentido oposto, à esquerda. Os pilotos vêm da longa recta da meta e começam a subir, para encontrar a primeira curva, onde têm de travar dos 300 km/h para os 90 km/h num curto espaço de tempo e fazer esta curva apertada. Para nós, tem potencial para continuar no calendário. Nós, que até éramos cépticos em relação ao circuito das Américas...
9º Wall of Champions, Montreal, Canadá: É o muro mais conhecido da F1. Ficou famosa em 1999, quando no GP do Canadá, embateram no muro, na saída da curva 12, três campeões do Mundo: Schumacher, Hill e Villneuve. A curva 12 do circuito Gilles Villeneuve é uma chicane, onde os pilotos mais desatentos, podem ir de encontro a este incrível muro. O betão nesta zona já parou Button, Maldonado, Vettel, Barrichello, Montoya, Kobayashi, Coulthard, Warwick e o já referido trio em 1999. Caso para dizer que este muro merece o título de campeão do Mundo!
10º Túnel, Mónaco: O mítico traçado do principado do Mónaco consta de novo na nossa contagem, agora com o famoso túnel. Num dos poucos sítios do circuito onde os pilotos podem acelerar, no final existe uma curva pouco pronunciada à direita, mas a verdade é que torna-se fantástico ver um carro de F1 a sair do escuro do túnel para a luz do dia. Esta curva consta em 10º lugar não pela perigosidade ou perícia que pede ao piloto, mas sim pelo gosto e misticismo, que apenas é possível em Monte Carlo.
Para além disso, a curva já teve as suas vitimas, como por exemplo Schumacher e Alonso.
Como já se sabe, para 2014 estão programadas algumas mudanças de calendário e esperamos que existam mais curvas, para podermos fazer um top 20.
Depois de quase um mês sem competição a F1 voltou, assim como o WRC, para além de mais uma prova de MotoGP, por isso achamos que seria oportuno publicar as tabelas classificativas das provas motorizadas deste fim de semana.