quarta-feira, 20 de novembro de 2013

GP dos Estados Unidos- breve comentário.

Não foi possível fazer a cobertura habitual do GP dos Estados Unidos mas faremos hoje um breve comentário sobre as ocorrências.

Mesmo que nos quiséssemos esticar no tamanho do comentário, não teríamos material para isso pois a corrida foi algo insossa e com poucos motivos de interesse. Algumas lutas com interesse relativo mas no geral foi uma corrida morna e pouco condizente com a qualidade da pista.

Na frente a história foi igual a tantas outras este ano. Vettel na frente do pelotão e a cavar o fosso, volta a volta, sem que ninguém consiga acompanhar o andamento do alemão. A forma de Vettel é sublime e o RB9 é fantástico. Guardem os vídeos do Youtube para contar aos netos pois está-se a fazer história na F1.

Mais atrás Webber teve mais um arranque mau e deixou-se passar por Grosjean e Hamilton. Se mantivesse o lugar podia ter sonhado com algo mais… Assim teve de se contentar com o 3º. Ainda assim vamos ter saudades de Webbo.

Grosjean continua em grande. Mais um pódio para o francês e uma excelente exibição. O seu chefe de equipa já diz que ele está no top4 dos pilotos. Achamos que não mas se mantiver este rendimento andará lá perto. Um fim de época para recordar.

Hamilton já mostrou um pouco mais do que pode fazer. Com um chassi em condições voltou aos lugares da frente. Ainda não é suficiente para o que pode e deve fazer mas já é uma forma de se motivar. Nota-se que ainda lhe falta confiança e não está a 100%. As mensagens de radio são um exemplo disso. Ora pede informações, ora pede para o deixarem em paz. Mas para o ano voltaremos a ver o melhor de Hamilton.

Alonso voltou a fazer render o peixe. Com o carro que tinha não dava para muito mais. Teve uma luta bem interessante com Hulkenberg, que esteve outra vez em grande mas levou a melhor em relação ao germânico. Hulk está se a mostrar incrível. O Sauber é um carro muito melhor que o carro do início de época e Nico está a tirar partido dele ao máximo. É grande este Hulkenberg.

Outro piloto que esteve bem foi Perez. Depois da noticia da sua dispensa por parte da McLaren Perez fez o que lhe competia. Mostrou-se aos possíveis interessados. Fez uma boa corrida. Não foi brilhante mas esteve uns furos acima de muita gente, Button incluído.

Bottas marcou os seus primeiros pontos na F1 e fez ele também uma boa corrida. Aguentou-se ao barulho e manteve o Williams nos lugares pontuáveis. O finlandês parece querer mostrar que é da mesma terra de Hakkinen e Raikkonen. Achamos que não tem a mesma qualidade que os dois senhores atrás citados, mas poderá fazer algumas coisas interessantes.


Button lutou e conseguiu um ponto. Prova esforçada mas tem de fazer mais e melhor. Massa esteve mal e não conseguiu espremer o carro como Alonso.

Maldonado… foi mais do mesmo. Quem leu as declarações de suspeitas de sabotagem por parte da sua equipa que luta desesperadamente por pontos para conseguir mais dinheiro para o próximo ano e quem vê depois os seus desempenhos em pista so pode dar para rir.

Bianchi foi mais uma vez o melhor da “liga dos últimos”. Quando Alonso ou Kimi saírem da Ferrari se mantiver o nível já terá lugar assegurado.

Comentário feito em modo telegráfico.

Ultimas nota:


Ninguém consegue dar luta à Red Bull e isso torna a modalidade mais monótona. Esperemos que os novos regulamentos tragam o sal e a pimenta que a F1 está a precisar. As corridas devem ter mais espectacularidade. Não basta o desporto estar-se progressivamente a distanciar dos fãs, para os que ainda seguem fielmente a modalidade estarem a ser brindados com corridas mais monótonas. É necessário agitar. Esperemos que o próximo ano consiga esse efeito.


Fábio Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário