domingo, 3 de novembro de 2013

GP de Abu Dhabi - Rápido como a luz que ilumina a pista, Vettel vence outra vez.

O tetra campeão do mundo vence pela 7ª vez consecutiva na Yas Marina, seguido de Webber e Rosberg.



O Sol começava a esconder-se no horizonte da Yas Marina quando as luzes se apagaram para o 17º GP de Formula 1 de 2013, e a história se começava a escrever, semelhante a  tantas outras este ano. Vettel aproveitava uma partida menos boa de Webber( mais uma. É claramente o calcanhar de Aquiles do piloto australiano) para passar para a frente do pelotão, seguido de perto por Rosberg que acabaria por passar Webbo, que ainda viu o 3º lugar em risco com Hamilton a carregar forte, mas o britânico foi entalado e teve de abrandar deixando passar Webber e Grosjean que aproveitou a deixa. Mais atrás, Alonso fazia mais uma excelente largada (como é hábito). No final do pelotão uma desistência de peso. Raikkonen, juntou o mau ambiente no seio da equipa, com a desqualificação que o atirou para o último lugar do grid, a um toque com o Caterham de Van der Garde. Direcção partida para o finlandês e final de prova. No final da volta 2 quando as coisas começaram a estabilizar tínhamos no top 10 Vettel, Rosberg, Webber, Grosjean, Hamilton, Hulkenberg, Massa, Alonso, Perez e Di Resta.

A via das boxes foi estreada bem cedo por Button, na volta 3, depois de ter sofrido um toque na largada. Foi obrigado a trocar de asa dianteira, perdendo assim muito tempo e caindo para o último lugar. O azar parece estar agora com o britânico.

Os pneus começavam a desgastar-se mais do que o esperado pelas equipas e muitas paragens foram antecipadas. Na frente Vettel fazia o costume. Ganhar segundo atrás de segundo cavando um fosso de quase 23 segundos para Rosberg.

Hamilton, que não teve vida fácil na largada continuava a lutar com as dificuldades. A ida as boxes colocou-o atrás de Gutierrez e estranhamente o Mercedes não tinha velocidade de ponta suficiente para passar o Sauber. Má escolha nas relações de caixa por parte da Mercedes que assim, viu Hamilton preso atrás de Gutierrez o que prejudicou o resto da corrida  do britânico, que só se livrou do mexicano quando este finalmente foi para as boxes.

A meio da corrida começa o show dos Ferrari. Massa e Alonso depois de pararem cedo na corrida começaram uma série de ultrapassagens vistosas, uma delas merecendo destaque especial. Massa que vinha atrás de Hamilton passou pelo Mercedes com uma classe incrível. Fez lhe bem ser despedido. Alonso por sua vez também fez um par de ultrapassagens bem conseguidas subindo na classificação.

O top 10 a meio da corrida era composto por Vettel que fazia a sua própria corrida lutando apenas contra o cronómetro, fazendo sucessivas voltas mais rápidas, Webber que entretanto já tinha passado brilhantemente por Rosberg, Grosjean, Massa, Sutil que fazia uma excelente corrida, Hamilton, Alonso, Hulkenberg e Perez.

Hulkenberg que fazia uma corrida muito boa foi penalizado por quase ter batido contra Perez na via das boxes o que deitou por terra o brilhante esforço do germânico.

Perez também começava a dar nas vistas subindo no terreno e fazendo várias ultrapassagens, um delas, facilitada por um Sr que não está nada habituado a provocar acidentes. Maldonado na tentativa de passar Sutil obriga o alemão a sair fora de pista, saindo ele também. Não contente com isso regressa a pista de forma desastrada e quase bate em Perez que muito atento (já sabendo o que a casa gasta) se desviou a tempo de evitar o embate.

Outro excelente momento da corrida,  foi a saída das boxes de Grosjean. A Lotus tentou fazer apenas uma paragem mas não conseguiu poupar pneus e trouxe o francês as boxes. Na saída das boxes o piloto da Lotus foi corajoso e passou Massa por fora que o apertou o mais que pôde. Este francês está cada vez melhor.

Di Resta fez uma corrida muito conseguida embora discreta, tal como a estratégia de uma paragem exige. Foi rápido e constante.

Até ao final ainda houve uma ida às boxes de Massa que graças a isso deixou o caminho livre para Alonso ( não acreditamos que tenha sido inocente), Alonso que beneficiando de melhor estratégia, conseguiu no final passar vários carros e subir até à 5ª posição, Perez e Hulkenberg que estiveram muito bem, com boas ultrapassagens e subindo varias posições ( infelizmente para o alemão não o suficiente para acabar nos pontos).

Uma corrida muito movimentada, com muitos motivos de interesse, na qual o vencedor nunca esteve em questão pois Vettel esteve numa liga diferente de todos os outros. O alemão voou em Yas Marina e o seu Eng. ficou sem saliva depois de tanto lhe pedir para andar mais devagar. Em 2º lugar Webber que mais uma vez perde a oportunidade de vencer a corrida devido a um mau arranque e Rosberg que está a voltar a forma do inicio do ano a tirar muito mais partido do carro que o seu colega de equipa.



Pos  Driver               Team                  Time
 1.  Sebastian Vettel     Red Bull-Renault      1h38m06.106s 
 2.  Mark Webber          Red Bull-Renault      +30.829s   
 3.  Nico Rosberg         Mercedes              +33.650s  
 4.  Romain Grosjean      Lotus-Renault         +34.802s   
 5.  Fernando Alonso      Ferrari               +1m07.181s
 6.  Paul di Resta        Force India-Mercedes  +1m18.174s
 7.  Lewis Hamilton       Mercedes              +1m19.267s
 8.  Felipe Massa         Ferrari               +1m22.886s
 9.  Sergio Perez         McLaren-Mercedes      +1m31.198s
10.  Adrian Sutil         Force India-Mercedes  +1m33.257s
11.  Pastor Maldonado     Williams-Renault      +1m35.989s
12.  Jenson Button        McLaren-Mercedes      +1m43.767s
13.  Esteban Gutierrez    Sauber-Ferrari        +1m44.295s
14.  Nico Hulkenberg      Sauber-Ferrari        +1 lap  
15.  Valtteri Bottas      Williams-Renault      +1 lap  
16.  Daniel Ricciardo     Toro Rosso-Ferrari    +1 lap  
17.  Jean-Eric Vergne     Toro Rosso-Ferrari    +1 lap  
18.  Giedo van der Garde  Caterham-Renault      +1 lap  
19.  Charles Pic          Caterham-Renault      +1 lap  
20.  Jules Bianchi        Marussia-Cosworth     +2 laps 
21.  Max Chilton          Marussia-Cosworth     +2 laps

Fastest lap: Alonso 1m43.434

Not classified/retirements:
Driver              Team
Kimi Raikkonen      Lotus-Renault        0 laps

World Championship standings, round 17:

Drivers:                      Constructors:
 1.  Vettel        347        1.  Red Bull-Renault          513
 2.  Alonso        217        2.  Mercedes                  334
 3.  Raikkonen     183        3.  Ferrari                   323
 4.  Hamilton      175        4.  Lotus-Renault             297
 5.  Webber        166        5.  McLaren-Mercedes           95
 6.  Rosberg       159        6.  Force India-Mercedes       77
 7.  Grosjean      114        7.  Sauber-Ferrari             45
 8.  Massa         106        8.  Toro Rosso-Ferrari         32
 9.  Button         60        9.  Williams-Renault            1
10.  Di Resta       48       
11.  Hulkenberg     39       
12.  Perez          35       
13.  Sutil          29       
14.  Ricciardo      19       
15.  Vergne         13       
16.  Gutierrez       6       
17.  Maldonado       1       
       
All timing unofficial



 Destaques:

Red Bull
Já não ha adjectivos para qualificar Vettel. O alemão está noutra liga. Dominador em toda a linha, não tem ninguem que lhe faça frente neste momento. Os donuts estão a ajuda-lo na popularidade. O publico gosta e nós tambem. Se alguem tem duvidas sobre a justiça deste titulo que veja a forma como ele ganha tempo em cada volta. Fenomenal. Já Webber fez uma excelente corrida. Largou mal como é seu costume mas hoje nao teve azar para o atrapalhar. Passou bem por Rosberg e geriu a corrida da melhor forma. Chegar a Vettel... isso já era outra historia.

Mercedes:
Se Rosberg está a subir e mostra bom andamento, algo provado pelo seu 3º lugar, Hamilton é um caso complicado de avaliar. Não teve carro para lutar da melhor forma. A prova foi a dificuldade de passar por Gutierrez que se defendia com a velocidade em recta. O Set Up do Mercedesnao foi o melhor. Mas Hamilton está longe do que pode fazer. Psicologicamente parece abatido. Chamou a si todas as responsabilidades deste mau resultado mas acreditamos que a culpa neste caso não é so dele. Mercedes bem encaminhada para o 2º lugar no campeonato de construtores.

Ferrari:
Deram um excelente espectaculo. Ultrapassagens para todos os gostos, luta e garra. Alonso é Alonso e Massa está a voltar a mostrar talento. A meio da corrida foram os animadores de serviço e Alonso bem pode agradeçer ao chefe de equipa por ter chamado Massa mais cedo. Se ele se tem mantido na frente a historia seria diferente. Ainda assim 5º e 8º é bom e ainda os coloca na luta pelo 2º lugar dos construtores.

Lotus:
A história de Kimi é curta. Bateu na primeira curva e foi para casa mais cedo. A sua situação é dificil e de certeza que nao se sente bem na equipa. Não lhe pagam, ele foi embora para a Ferrari, a equipa resolveu fazer birra com ele. Há muitas duvidas no ar. Em principio deverá correr nas ultimas corridas pela Lotus mas acaba da pior maneira um casamento que tinha tudo para acabar da melhor forma. Já Grosjean desde que soube que Kimi saia ficou com um aumento de confiança que aumentou com a confiança que a equipa lhe deu e que lhe faltou ao longo destes quase 2 anos. Está muito forte este francês. Falta lhe vencer uma corrida para cimentar o crescimento. Falta pouco para essa vitória. Rápido sempre foi. Faltava lhe a consistencia e a inteligencia de nao arriscar tudo. Aprendeu a lição. Ainda bem para ele e para nós.


McLaren:
Button tem sido o Sr Azar, tendo problemas no arranque das corridas e tem de lutar muito mais do que teria necessidade. Esteve em ultimo e acabou em 12º. Não é brilhante mas tentou e lutou. Merece credito por isso. Já Perez tem mostrado qualidade e de facto merece ficar. Hoje não esteve brilhante mas esteve muito bem. 9º lugar é bom mas ele ainda pode mais. Ainda assim está a mostrara fibra que sempre teve mas que teimou em esconder até agora.

Sauber:
Hulkenberg ao seu nivel. Muito bom. A penalização que teve destruiu aquilo que seria mais uma boa corrida com acumulação. Assim fica apenas o registo da confirmação do talento que tem. Gutierrez... Só com dinheiro fica nestas andanças.



Force India:
Uma corrida brilhante de Di Resta. O talento é visivel e surge na melhor altura para confirmar a sua posição na equipa. Nunca duvidamos que ele teria o lugar garantido, mas tendo em conta as surpresas que tem acontecido nada é garantido. Mas Di Resta pertence à F1. Já Sutil também esteve em alta embora nao ao mesmo nível do seu companheiro de equipa. Não é um talento mas é um piloto eficaz. Se ficar na F1 não será um choque. Já vimos piores nas pistas.


Toro Rosso:
Vergne estava a fazer uma corrida exemplar mas a estrategia ficou lhe curta e os pneus abandonaram no. Do top 10 caiu para 17º, ficando atrás até de Ricciardo, de quem se viu muito pouco hoje. A Toro Rosso a hipotecar uma boa hipotese de marcar pontos. Mas a inteligencia é algo que começa a escaçear por aqueles lados. 


Williams:
Bottas não foi carne nem peixe e Maldonado esteve ao seu nivel. Como é possivel este piloto ser a hipotese mais forte para a Lotus. Comparar Maldonado a Hulkenerg e a mesma coisa de compara um Fiat Uno com um Mercedes. Maldonado não tem um terço da qualidade de Hulkenberg. Posso vir a pagar pelo que escrevo agora mas é por isso mesmo que assino por baixo os meus textos. Para depois responder por eles. Mas Maldonado não me convence. E não é implicar com o venezuelano.

Marussia/ Caterham:
Falou-se pouco nestas equipas. Falou-se quando Pic ouviu do seu engenheiro que tinha de deixar passar Van der Garde porque este era mais rápido. Ficamos na duvida ser era mais rápido ou com mais dinheiro para dar a equipa. Da Marussia pouco a dizer a não ser que Chilton quebrou o record de Tiago Monteiro acabando 17 corridas seguidas no 1º ano de F1. Mas neste caso não lhe deve valer o titulo de rookie do ano.

Próxima paragem a fantastica pista de Austin no Texas

P.S.1: Da Costa esteve em Abu Dhabi como 3º piloto da Red Bull. Ver a festa por fora sabendo que não estará lá para o ano deve doer muito.

P.S.2: Infelizmente não conseguimos dar as noticias e o resumo mais cedo mas os compromissos pessoais e profissionais tornam-se às vezes complicados de gerir. Somos amadores, com tudo de bom e de mau que isso pode trazer. Infelizmente não fazemos vida do blog e esperemos que entendam e que nos ajudem a continuar com este trabalho, partilhando e comentando os posts. Só com a vossa ajuda este projecto pode melhorar e crescer.





 Fontes:
autosport.com

Fotos:
Retiradas da internet.


Fábio Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário